C-Cálcio Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Destinado a reposição de cálcio e vitaminas C, D e B6 nas fases de crescimento (infância, adolescência), envelhecimento e em estados de convalescença.

Suplemento vitamínico e mineral para a prevenção/tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal, do raquitismo, antioxidante e auxiliar do sistema imunológico.


Como C-Cálcio funciona?

A vitamina C estimula a síntese de colágeno, funciona como agente regulador das reações de oxirredução intracelulares e também está envolvida na absorção de ferro.

O cálcio é um elemento essencial para a integridade funcional dos nervos e músculos, onde exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores.

É essencial na formação de dentes e ossos, na coagulação sanguínea, irritabilidade neuromuscular, participa ainda na contratilidade muscular e na condução do músculo cardíaco.

A vitamina D3 é um nutriente que facilita a absorção de cálcio e fósforo, age na correta mineralização da matriz óssea durante o crescimento e é essencial para a absorção de cálcio e saúde dos ossos.

A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

C-Cálcio é contraindicado as pessoas que apresentam sensibilidade aos seus componentes.

É contraindicado para crianças menores de 10 anos.

Nos casos de litíase oxálica e úrica, insuficiência renal, doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica), hipercalemia e hipervitaminose D.

Tomar 1 comprimido, 1 a 2 vezes ao dia, ou de acordo com a recomendação médica, após dissolvido por completo em um copo de água.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.


O que devo fazer quando eu me esquecer de usar C-Cálcio?

Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito.

Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Em pacientes com hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue) e hipercalciúria (presença de cálcio na urina) excedendo 300 mg/24 hs (exemplos: hiperparatireoidismo, superdosagem de Vitamina D, tumores descalcificantes tais como plasmocitoma e metástases ósseas), insuficiência renal crônica grave e cálculos urinários, deve ser mantido um controle adequado da excreção urinária de C-Cálcio e se necessário, a dose deve ser reduzida ou interrompida.

Elevadas doses de Vitamina D não devem ser administradas durante o tratamento com C-Cálcio, a menos que especificamente indicadas.

Pacientes com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase, o uso de ácido ascórbico pode provocar hemólise

O ácido ascórbico atravessa a barreira placentária, podendo causar escorbuto rebote no recém nascido.

O cálcio pode aumentar o efeito dos glicosídeos cardíacos e precipitar arritmias.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Flatulência (gases).

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Constipação (prisão de ventre), diarréia e outros distúrbios gastrointestinais.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Recém nascido:

O ácido ascórbico atravessa a barreira placentária, podendo causar escorbuto rebote no recém nascido.

Gestação:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Pacientes fenilcetonúricos​:

Contém fenilalanina.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento em caso de doença grave dos rins.

Cada comprimido efervescente contém:

ComposiçãoConcentraçãoIDR* adulto
Ácido ascórbico (Vit. C)1,000 g4.444,44%
Carbonato de cálcio0,625 g50,0%
Colecalciferol (Vit. D3)400 UI400,0%
Cloridrato de piridoxina (Vit. B6)0,002 g307,7%
Excipiente** q.s.p.1 com. eferv-

*Correspondente a 0,250 g de cálcio.
**Sorbitol, aspartamo, macrogol, essência laranja, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, corante amarelo crepúsculo 6, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, ácido cítrico.

Por se tratar de vitaminas hidrossolúveis, recomenda-se em caso de superdosagem a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

  • Cálcio oral reduz o efeito da fenitoína, quinolonas, cloroquina e hidroxicloroquina.
  • Orlistat reduz o efeito das vitaminas lipossolúveis presentes no Cálcio + ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D (substância ativa).
  • Piridoxina reduz o efeito da altramina, cisplatina e da levodopa.
  • A administração com salicilatos pode aumentar a excreção urinária de Vitamina C.
  • O uso com deferoxamina pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.

O ácido ascórbico pode interagir com diversos fármacos:

Varfarina, Salicilatos, Cianocobalamina (Vitamina B12), Dissulfiram, Desferroxamina, Mexiletina, Barbitúricos, Anticoncepcionais orais, Tetraciclina, Corticoesteróides, Ácido acetilsalicílico, Primidona, Calcitonita, Paracetamol, Flufenazida.

O cálcio pode interagir com diversos fármacos:

Atenolol, Propanolol, Captopril, Verapamil, Hidroclorotiazida, Digoxina, Digitoxina, Ciprofloxacino, Levofloxacino, Norfloxacino, Tetraciclina, Lansoprazol.

Interações medicamentos-doenças

Anemia hemolítica, hiperoxalúria, arteriosclerose obliterante, hiperfosfatemia, litíase renal e calcificação metastática.

Resultados de Eficácia

Não foi encontrado resultados de eficácia para esta associação.

Caracterísitcas Farmacológicas

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos e tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.

O Cálcio é um elemento essencial para a integridade funcional dos nervos e músculos, onde exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores. É essencial na formação de dentes e ossos, na coagulação sanguínea, irritabilidade neuromuscular, participa ainda na contratilidade muscular e na condução miocárdica.

A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas). É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outaras do complexo B não é totalmente excretada pelo rim, ficando retida, principalmente nos músculos. Tem participação no metabolismo dos aminoácidos, do triptofano e para conversão deste em niacina.

Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Características organolépticas

Comprimido na cor alaranjada, circular de faces chanfradas, com sabor e odor de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Farm. Resp.:
Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710.

EMS S/A.
Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, Km 08
Bairro Chácara Assay. Hortolândia-SP
CEP: 13186-901
CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria Brasileira.

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.