Brentuximab Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Brentuximab é indicado para o câncer dos glóbulos brancos, no tratamento do linfoma de Hodgkin e do linfoma anaplásico, em adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, de acordo com indicação médica, a dose inicial utilizada é de 1,8 mg por cada 1 kg de peso, administrada uma vez de 3 em 3 semanas, durante um período máximo de um ano. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser diminuída para 1,2 mg por cada 1 kg de peso.

As quantidades de Brentuximab a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico pois dependem do peso corporal e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. Brentuximab é um medicamento intravenoso, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Em alguns casos e de acordo com indicação médica, Brentuximab pode ser administrado em conjunto com outros medicamentos, de modo a completar o tratamento ou para ajudar a reduzir o aparecimento de alguns efeitos colaterais.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Brentuximab podem incluir urticária na pele, falta de ar, dificuldade em respirar, sensação de aperto no peito, febre, dor nas costas, alterações nos resultados de exames ao sangue como níveis baixos de glóbulos brancos, infecção, náusea, coceira, perda ou enfraquecimento do cabelo e dor muscular.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Brentuximab está contraindicado para crianças, pacientes em tratamento com bleomicina e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Brentuximab vedotina é um agente anticancerígeno, composto por uma substância, destinada a destruir as células cancerígenas, ligada a um anticorpo monoclonal. Um anticorpo monoclonal é uma proteína que reconhece determinadas células cancerígenas, que neste caso vai ajudar a substância anticancerígena a chegar às células cancerígenas do corpo, ajudando assim a combater dois tipos de câncer dos glóbulos brancos, linfoma de Hodgkin e linfoma anaplásico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Brentuximab, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretender engravidar ou amamentando, tiver suspeitas de pancreatite com sintomas como dores de estômago graves e persistentes, náusea e vômito, tiver regime alimentar com sódio controlado, falta de ar, tosse, dificuldade em respirar, urticária, coceira ou inchaço, estiver a tomar medicamentos que afetem o sistema imunitário como agentes quimioterapêuticos ou imunossupressores, tiver sinais e sintomas de infecção, alteração na sensibilidade da pele com sintomas como dormência, formigueiro, sensação de queimadura, dor, desconforto ou cansaço extremo, tiver anemia, hemorragia, manchas roxas invulgares sob a pele, hemorragia das gengivas, febre, hiperglicemia com sintomas como cansaço extremo, urina com frequência, aumento de sensação de sede, aumento de apetite, perda de peso ou irritabilidade, tiver síndrome de lise tumoral com sintomas como tontura, urina com menos frequência, confusão, vômito, náusea, inchaço, falta de ar ou alterações nos batimentos do coração, tiver síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica com sintomas como urticária na pele, pele avermelhada ou arroxeada, bolhas na pele ou sintomas de gripe, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Brentuximab deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas.

Durante o tratamento com Brentuximab caso sinta sintomas como confusão, problemas de raciocínio, perda de memória, visão embaçada, perda de visão, diminuição da força, diminuição do controlo ou sensibilidade num braço ou perna, problemas ao andar ou falta de equilíbrio, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Brentuximab​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Brentuximab​ é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro, pelo que, a sua administração excessiva é pouco provável.

Composição

Brentuximab por cada frasco para injetáveis contém:

Brentuximab vedotina ____________________________ 50 mg
Excipientes ______________________ 1 frasco para injetáveis

(Excipientes: ácido cítrico mono-hidratado, citrato de sódio di-hidratado, α,α-trealose di-hidratada, polissorbato 80).

Laboratório

Takeda Pharma Ltda

SAC: 0800-7710345

Brentuximab também pode ser conhecido comercialmente como Adcetris.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.