Bravitan Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

indicado na prevenção e tratamento dos estados de carência do ácido fólico. Anemias hemolíticas e megaloblásticas. Complemento vitamínico durante a gravidez e lactação.
Ginecologia e Obstetrícia:
Complemento vitamínico durante a gestação e lactação;
Profilaxia da ocorrência de malformações fetais como Defeitos do Tubo Neural (DTN) e fenda palatina, em especial nas mulheres que utilizam medicamentos anticonvulsi- vantes.
Nefrologia:
Pacientes submetidos a hemodiálise podem necessitar de complementação de ácido fóli- co após as sessões terapêuticas.
Clínica Médica e Geriatria:
Complemento vitamínico, em pacientes com níveis séricos de homocisteína elevados e/ou baixos níveis de ácido fólico no sangue, com consequente redução do risco de doenças car- diovasculares e cerebrovasculares, com efeitos benéficos sobre a função das células que recobrem os vasos. Nessas indicações, o tratamen- to da deficiência de ácido fólico é fundamental.

Hipersensibilidade a fórmula. Pacientes com diagnóstico de anemia perniciosa.
Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos de idade.
Este medicamento é contraindicado à pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa.

Uso Oral tomar 1 comprimido 1 vez ao dia.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO Ácido fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12 Não há restrições específicas para o uso de Bravitan em idosos e grupos especiais, desde que observadas as

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR Geralmente Bravitan é bem tolerado, porém alguns pacientes podem apresentar os seguintes sintomas ao utilizá- lo: Distúrbios Gastrintestinais: diarreia e cólicas abdominais Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento Informe também à empresa através do seu Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) 9

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento (doses superiores à 15mg por dia), suspenda a medicação e procure um médico Você pode sentir os seguintes sintomas: Distúrbios Gastrintestinais: náusea (enjoo); vômito; distensão abdominal; flatulência (presença de uma quantidade excessiva de gás no estômago ou no intestino) e gosto amargo na boca Distúrbios Cutâneos: reações alérgicas Distúrbios do Sistema Nervoso: alteração do padrão do sono; irritabilidade; excitabilidade; confusão; aumento da frequência de tonturas e comportamento psicótico (distúrbio mental que causa distorção ou desorganização da capacidade mental do indivíduo) Outros: depleção de zinco (diminuição da quantidade de zinco no organismo) Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder

Fosfofenitoína, fenobarbital e fenitoína

Aumenta o metabolismo destas drogas diminuindo suas concentrações sanguíneas.

Trimetoprima

Antagonismo, com diminuição da atividade do ácido fólico, o mesmo ocorre com o metotrexato. A sulfazalazina diminui a absorção do ácido fólico.

Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não use esse medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial sua saúde.

Não há relatos até o momento.

Características farmacológicas

O ácido fólico medicamentoso é conhecido também como ácido pteroilglutâmico. Difere essencialmente do ácido fólico alimentar, uma vez que está sob a forma de monoglutamato, enquanto que o ácido fólico contido nos alimentos está sob a forma de poliglutamato. Uma vez absorvido o ácido fólico se transforma rapidamente na sua principal forma ativa, o ácido tetraidrofólico. O ácido fólico é encontrado em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades sob a forma de poliglutamatos, sendo inutilizados no cozimento ou na forma destes alimentos.

Farmacologia

O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e conseqüentemente à divisão celular. A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida. Assim, os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral, vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios orgânicos que não apresentam sinais clínicos muito evidentes, havendo dificuldade no diagnóstico de sua carência.

Farmacocinética

O ácido fólico sob forma de monoglutamato é absorvido no intestino delgado e é convertido rapidamente nas diversas formas de folato ativo. A eliminação do ácido fólico é por via renal. A taxa de excreção é proporcional as doses administradas. Doses pequenas como 0,2mg têm um aproveitamento biológico total. Doses elevadas, acima de 15mg têm uma taxa de excreção que varia entre 50 a 90%. O ácido fólico alimentar é muito lábil às ações oxidantes, à luz ultravioleta e ao aquecimento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO Você deve conservar Bravitan em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) Proteger da luz e umidade Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem Não use medicamento com prazo de validade vencido Guarde-o em sua embalagem original Os comprimidos de Bravitan são redondos, de cor verde, superfície lisa e brilhante Antes de usar, observe o aspecto do medicamento Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças 6

DIZERES LEGAIS Reg M S nº: 1 5665 0001 Farmacêutica Responsável: Vera Lúcia Vieira CRF/SP nº 40 803 DROXTER INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES LTDA Rua Vigário Taques Bittencourt, 258 • Sto Amaro – São Paulo/SP CEP 04755-060 CNPJ Nº 05 090 043/0001-29 SAC: 0800 – 55 45 45 Indústria Brasileira VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA HISTORICO DE ALTERAÇÕES DE TEXTO DE BULA HISTÓRICO DE ALTERAÇÃO PARA A BULA_BRAVITAN®_BULA DO PACIENTE Número do Expediente Nome do Assunto Data da Notificação/Petição Data de Aprovação da Petição Itens Alterados - 10461 - Específico - Inclusão Inicial de Texto de Bula - RDC 60/12 30 10 2013 na Inclusão Inicial de Texto de Bula

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.