Biovir Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O Biovir é usado em terapia combinada antirretroviral, no tratamento de infecções causadas por HIV em pessoas que pesam pelo menos 14 kg.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Biovir depende do peso corporal da pessoa, assim:

Adultos e adolescentes com pelo menos 30 kg: A dose recomendada de Biovir é de um comprimido duas vezes ao dia. O intervalo entre as doses de Biovir deve ser de 12 horas.

Crianças com peso entre 21 a 30 kg: A dose recomendada de Biovir é de metade de um comprimido ranhurado pela manhã e de um comprimido inteiro no final da tarde.

Crianças com peso entre 14 a 21 kg: A dose recomendada de Biovir é de metade de um comprimido ranhurado duas vezes ao dia. O intervalo entre as doses de Biovir deve ser de 12 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são hiperlactatemia, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, dor muscular, tontura, diarreia, manchas vermelhas e placas pelo corpo, queda de cabelo, dor nas juntas, distúrbios musculares, fadiga, mal-estar generalizado e febre.

Com menos frequência, também pode ocorrer anemia, neutropenia e redução de plaquetas. Se diminuir a produção de seus glóbulos vermelhos, podem manifestar-se sintomas como cansaço e dificuldade para respirar, enquanto a redução dos glóbulos brancos do sangue torna o organismo mais vulnerável a infecções, se sua contagem de plaquetas estiver baixa, podem aparecer hematomas com mais facilidade.

Além disso, também pode ocorrer aumento de determinadas enzimas do fígado no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Biovir comprimidos está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade previamente demonstrada a qualquer componente do produto ou quetenha contagem muito baixa de glóbulos brancos ou de glóbulos vermelhos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O tratamento com Biovir não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV por contato sexual ou transfusão de sangue, por isso deve-se continuar a tomar as devidas precauções para prevenir o contágio.

Antes de fazer o tratamento com Biovir, deve-se falar com o médico na presença de problemas nos rins ou no fígado.

A redistribuição, o acúmulo ou a perda de gordura corporal podem ocorrer em pessoas que recebem tratamento antirretroviral combinado, por isso é recomendável falr com o médico caso se percebam alterações no peso corporal.

Além disso, este medicamento não deve ser usado na gravidez nem na amamentação.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Biovir pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecidos como antirretrovirais, chamados de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos, que são usados para tratar infecções causadas pelo HIV.

O Biovir reduz a quantidade de HIV no corpo, mantendo níveis baixos desse vírus e aumenta a contagem de células CD4. Essas células fazem parte de um dos tipos de glóbulos brancos do sangue e desempenham papel importante na defesa e na manutenção do sistema imunológico, bem como no combate às infecções.

Este medicamento demonstrou reduzir bastante o risco de progressão da doença provocada pelo HIV.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não se identificou nenhum sintoma nem sinal específico após superdosagem aguda do medicamento, além dos já descritos como efeitos adversos. Não houve mortes, e todos os pacientes se recuperaram.

Entretanto, em caso de superdosagem, deve-se procurar socorro médico o mais rápido possível.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Lamivudina____________________________________150 mg

Zidovudina____________________________________300 mg

Excipientes q.s.p.__________________________1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, polietilenoglicol e polissorbato).

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

Dizeres legais:

MS: 1.0107.0214 Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ Nº 18875

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.