Beminal com Vitamina C Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Em todas as afecções acarretadas pela falta de complexo B e vitamina C. Na correção das hipovitaminoses decorrentes das doenças parasitárias e infecciosas. Associação para prevenção e correção das hipovitaminoses nas dietas especiais para portadores de diabetes mellitus, úlcera péptica, hipertensão, colite e doenças respiratórias. Alcoolismo e suas conseqüências (alimentação deficiente, neurites periféricas), período gestacional, aleitamento, crescimento, atividade física ou mental excessiva, durante antibioticoterapia oral prolongada, como coadjuvante na normatização das carências vitamínicas indicadas.

Como o Beminal com Vitamina C funciona?


Correção das hipovitaminoses dos complexos B e vitamina C, diante de suas múltiplas etiologias.

Beminal com Vitamina C reúne em sua fórmula concentrações terapêuticas dos fatores do complexo B e vitamina C. As vitaminas do complexo B são essenciais ao metabolismo dos hidratos de carbono, das proteínas e à formação do sangue. A degradação dos hidratos de carbono e das proteínas se faz através de um processo de oxidação, processo este que se desenvolve devido à ação direta de uma enzima, que por sua vez deve ser ativada por uma coenzima. As vitaminas do complexo B são elementos essenciais à formação dessas coenzimas, derivando-se daí sua grande importância para o normal desenvolvimento dos processos metabólicos.

O ácido ascórbico, além de específico no tratamento do escorbuto, é essencial para formação da substância intercelular, do colágeno e participa da formação da hemoglobina, além de aumentar as defesas orgânicas. Como estas vitaminas não são armazenadas nos tecidos, um aumento rápido das necessidades causa um estado carencial, acarretando uma série de perturbações.

Mononitrato de tiamina

A deficiência de tiamina provoca distúrbios gastrintestinais e cardiocirculatórios, fadiga, perda de peso, irritabilidade, incapacidade de concentração. O sistema nervoso é dos mais atingidos, daí a irritabilidade, dificuldade de concentração e dores vagas por todo o corpo, que se traduzem nas neurites e polineurites. Os diabéticos e alcoólatras crônicos, que comumente apresentam neurite, respondem rapidamente a administração de tiamina.

Riboflavina

Sua carência produz lesões nos lábios que se apresentam pálidos, acompanhados de dores e fissuras nos cantos da boca. Pode atingir também a língua, que perde a sua coloração e torna-se dolorosa quando da ingestão de alimentos. Podem ocorrer também conjuntivite, diminuição da acuidade visual, dermatite seborréica, bem como prurido nas mãos, escroto, vulva e ânus.

Cloridrato de piridoxina

Dentre as consequências mais comuns de sua carência destaca-se a dermatite seborréica, glossite, sensação de entorpecimento, formigamento das mãos e pés.

Pantotenato de cálcio

Sua deficiência provoca anormalidade no crescimento, na pele e no sistema nervoso central.

Nicotinamida

A sua carência, além de ser considerada como responsável pela pelagra, também o é pela ocorrência de lesões no trato gastrintestinal, provocando diarréia, lesões na pele e no sistema nervoso central, traduzindo-se estas por psicose ou demência. Sabendo-se que, normalmente, não ocorre carência de um fator isoladamente, mas sim de todo o conjunto, depreende-se o real valor de uma complementação equilibrada de complexo B e vitamina C.

Este produto é contra-indicado nos casos de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Produto de uso exclusivo em adultos.

Um comprimido ao dia, ou a critério médico.

Interrupção do tratamento

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico, somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia.

A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Em pacientes predispostos o uso de doses elevadas pode desencadear o aparecimento de litíase oxálica na urina.

Este produto contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como:

Constipação, diarréia, sonolência, fadiga, náusea, perda de apetite, vômito ou fraqueza.

Gravidez e Amamentação

Em doses altas, durante a gravidez, pode resultar em necessidades aumentadas de vitamina c e escorbuto em neonatos.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informe ao seu médico se estiver amamentando.

Crianças

O uso em crianças (menores de 12 anos) representa risco à saúde.

Apresentação

Embalagem com 30 comprimidos revestidos.

Uso adulto - produto de uso exclusivo em adultos. 

Uso em crianças (menores de 12 anos) representa risco à saúde.

Uso oral.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Mononitrato de tiamina (vitamina B1)

30 mg

Riboflavina (vitamina B2)

10 mg

Cloridrato de piridoxina (vitamina B6)

10 mg

Nicotinamida

100 mg

Pantotenato de cálcio

20 mg

Ácido ascórbico (vitamina C)

500 mg

Cianocobalamina (vitamina B12)

15 mcg

Excipiente

1 comprimido

Excipientes: manitol, lactose, amido de milho, metilcelulose, álcool etílico, estearato de magnésio, álcool isopropílico, corante amarelo FDC nº 5 e nº 6 , dioctilftalato, dióxido de titânio, etilcelulose, etilvanilina, monoleato de glicerila, polietilenoglicol 20.000, polietilenoglicol 6.000, goma laca, talco e cloreto de metileno.

Não são conhecidas interações deste medicamento com alimentos e álcool. Entretanto, recomenda-se não ingerir bebidas alcóolicas durante o tratamento.

Pacientes recebendo barbitúricos ou primidona podem requerer doses maiores de ácido ascórbico; a nicotinamida, se associada a tratamento com lovastatina, requer acompanhamento para se detectar sintomas de miopatia ou de insuficiência renal aguda; os efeitos antiparkinsonianos da levodopa podem ser revertidos com doses pequenas de piridoxina como 5 mg por via oral.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Não há relatos até o momento.

Características farmacológicas

O produto é uma associação das principais vitaminas necessárias ao organismo.

Farmacodinâmica

O palmitato de retinol é necessário para o crescimento e desenvolvimento do tecido epitelial, para o crescimento ósseo, para o desenvolvimento embrionário e exerce papel indispensável na função normal da retina. O colecalciferol desempenha papel na absorção, transporte e aproveitamento do cálcio e do fósforo no metabolismo intestinal, renal e ósseo.

A tiamina age como coenzima no metabolismo dos carboidratos e na descarboxilação dos alfacetoácidos. Desempenha papel modulador na transmissão neuromuscular.

A riboflavina é necessária no processo de respiração celular e como ativadora da piridoxina. A piridoxina participa dos processos de descarboxilação e transaminação no metabolismo dos aminoácidos.

As coenzimas NAD e NADP, formas fisiologicamente ativas da nicotinamida, têm importância no metabolismo dos lipídios e na neoglicogênese, além de participarem das reações de óxido-redução. O ácido ascórbico interfere diretamente no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro, além de atuar em diferentes etapas do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.

Farmacocinética

O ácido ascórbico e todas as vitaminas do complexo B são facilmente absorvidos por via oral, distribui-se por todos os tecidos e não se acumulam. A vitamina A e a vitamina D, do grupo das lipossolúveis exigem a presença de sais biliares para emulsificação e adequada absorção através da mucosa entérica. Na maioria dos casos, doses elevadas de vitaminas são facilmente excretadas por via renal. As lipossolúveis formam depósitos hepáticos.

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15° e 30° C). Protegido da luz e umidade.

Prazo de validade

Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade do produto é de 18 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido pois pode ser prejudicial à sua saúde.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

MS - 1.0043.0888

Farm. Resp.:
Dra. Sônia Albano Badaró
CRF-SP 19.258

Eurofarma Laboratórios Ltda.
Av. Ver. José diniz, 3.465 - São Paulo - SP
CNPJ 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Venda sem receituário médico.

Siga corretamente o modo de usar. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

N.º de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

Para sua segurança, mantenha esta embalagem até o uso total do medicamento.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.