Avodart Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Avodart (isolado ou em combinação com outro medicamento, chamado tansulosina) é destinado ao tratamento e à prevenção dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB) em homens que apresentam aumento da próstata.

Avodart se mostrou eficaz para: aliviar os sintomas; reduzir o volume da próstata; melhorar o fluxo urinário e diminuir o risco de retenção urinária (bloqueio completo do fluxo de urina); reduzir o risco de cirurgia relacionada à HPB.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Avodart é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à dutasterida, a outros inibidores da 5α-redutase ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres. Este medicamento é contraindicado para uso por menores de 18 anos.

Posologia

Como usar?

Você deve ingerir as cápsulas de Avodart inteiras, com ou sem alimentos, mas não pode mastigá-las nem engoli-las abertas, pois o contato com o conteúdo vai irritar sua boca ou sua garganta. Para os homens adultos, inclusive os idosos, a dose recomendada é de uma cápsula (0,5 mg) administrada por via oral uma vez ao dia. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Embora seja possível observar melhora no estágio inicial, pode ser necessário prolongar o uso de Avodart durante pelo menos 6 meses para avaliar a existência ou não de uma resposta satisfatória ao tratamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Você poderá ter alguma dificuldade de ereção, diminuição da libido (pouco desejo sexual), alterações de ejaculação (como redução do volume do sêmen) e ginecomastia (aumento do volume das mamas). Se tomar Avodart com tansulosina, você poderá também ter vertigens (tontura). Esses foram os eventos relatados com mais freqüência nos estudos clínicos.

Dados pós-comercialização
A ocorrência de reações em pacientes que utilizaram este medicamento foram:
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- perda de pelos, principalmente corporais, hipertricose.

Reações muito raras (Ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- reação alérgica, incluindo rash, prurido, urticária, edema localizado, e angioedema.

Atenção: este produto é um medicamento que possui nova indicação terapêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Mulheres, crianças e adolescentes não devem manusear Avodart, pois o ingrediente ativo contido nas cápsulas pode ser absorvido pela pele. Lave imediatamente a área com água e sabão caso haja qualquer contato com a pele. Os homens tratados com Avodart não devem doar sangue durante pelo menos 6 meses após a administração da última dose. Essa é uma forma de evitar que mulheres grávidas recebam a dutasterida através de transfusão de sangue. Informe seu médico se tiver problemas hepáticos. Nesse caso, Avodart talvez não faça bem a você. A tansulosina, isolada ou com Avodart, pode causar vertigem, portanto os pacientes que estão em tratamento com a combinação de Avodart e tansulosina devem ter cautela ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Fertilidade
As alterações temporárias que a dutasterida causa no sêmen e o impacto na capacidade de engravidar uma mulher, não são conhecidas.

Gravidez
Não foi avaliado o uso de dutasterida por mulheres porque os estudos de fases iniciais sugerem que ao diminuir os níveis no sangue de di-hidrotestosterona (hormônio responsável por aumentar a próstata), caso uma mulher esteja grávida de um feto masculino, o feto poderá apresentar problemas no desenvolvimento do seu pênis.

Categoria C de risco na gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação
Não se sabe se a dutasterida é eliminada pelo leite materno.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A ingestão de doses elevadas causa os mesmos eventos adversos observados com as doses terapêuticas. Não há antídoto específico contra a dutasterida, portanto, caso você use uma grande quantidade de Avodart de uma só vez, procure socorro médico para receber tratamento apropriado, sintomático e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

Composição

Cada cápsula contém 0,5 Mg de dutasterida.
Excipientes presentes em 1 cápsula: monodiglicerídeos de ácido caprílico/cáprico, hidroxitolueno butilado, gelatina, glicerol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, ftalato de polivinil acetato polietilenoglicol, propilenoglicol e óxido de ferro vermelho, triglicerídeos de cadeia média e lecitina.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Avodart deve ser armazenado na embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15ºC a 30ºC). O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o na embalagem original.

Apresentação

Avodart é apresentado na forma de cápsulas gelatinosas moles. As embalagens contêm 10, 30 ou 90 cápsulas.

USO ORAL.

USO ADULTO A PARTIR DE 18 ANOS.

Interações Medicamentosas

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Estrada dos Bandeirantes, 8464 - Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
Indústria Brasileira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.