Asmalergin Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Tratamento preventivo da asma brônquica em todas as suas formas clínicas. Profilaxia e tratamento das rinites alérgicas. Tratamento preventivo das reações cutâneas alérgicas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Até o momento não houve destaque de nenhuma condição que justifique contra-indicação absoluta.

Posologia

Como usar?

Adultos: Um comprimido (1 mg de cetotifeno) duas vezes ao dia (12 em 12 horas), às refeições. A posologia pode ser aumentada para até dois comprimidos duas vezes ao dia.
Crianças acima de 3 anos de idade: 5 ml do xarope ou um comprimido (equivalentes a 1 mg de cetotifeno) duas vezes ao dia (a cada 12 horas), às refeições. A posologia deverá ser ajustada de acordo com a resposta terapêutica, podendo ser necessária dose mais elevada (relação mg de cetotifeno/kg de peso corpóreo) do que a empregada para adultos.
Crianças de 6 meses a 3 anos: 2,5 ml do xarope (0,5 mg de cetotifeno) duas vezes ao dia (12 em 12 horas), às refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Normalmente ocorrem durante os primeiros dias, tendendo a desaparecer espontaneamente com a continuidade do tratamento. As mais comuns: sedação, leve sonolência; raramente distúrbios digestivos (náuseas, vômito, constipação, aumento de apetite); discreta tontura e sequidão bucal. Já foram mencionados alguns casos de ganho de peso.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No inicio do tratamento, não suprimir bruscamente a administração de medicamentos antiasmáticos já em uso, principalmente corticosteróides e ACTH. O produto só deve ser administrado no período de gravidez ou aleitamento em caso de extrema necessidade. Não é recomendada a utilização do produto em crianças com menos da 5 meses de idade.
Devido a uma possível diminuição nas reações do paciente no início do tratamento, é necessário cautela na condução de veículos, máquinas etc. Em pacientes suscetíveis à sedação, recomenda-se esquema posológico progressivo durante a primeira semana de tratamento, iniciando-se com meio comprimido (0,5 mg de cetotifeno ) ao dia.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de intoxicação aguda pela ingestão acidental de doses muito elevadas são: sedação, sonolência até sono profundo; confusão mental; taquicardia e hipotensão; convulsões; hiperexcitabilidade e coma reversível.
O tratamento deverá ser sintomático, podendo ser considerada a conduta geral utilizada para intoxicação aguda com antihistamínicos. sugere-se: esvaziamento do estômago por aspiração e lavagem.

Composição

Cada comprimido contém: Cetotifeno (sob a forma de fumarato ácido) 1 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada 1 ml de xarope contém: Cetotifeno (sob a forma de fumarato ácido) 0,2 mg; Veículo q.s.p. 1 ml.

Apresentação

Comprimido (sulcado): Embalagem contendo 20 comprimidos. Xarope: Embalagem contendo 1 frasco com 100 ml.

Interações Medicamentosas

Potencialização das ações de sedativos hipnóticos, anti-histamínicos e bebidas alcoólicas. Observou-se queda reversível na contagem de plaquetas em alguns pacientes sob tratamento concomitante com cetotifeno e hipoglicemiantes orais.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.