Artesunato e Mefloquina Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Artesunato e Mefloquina é indicado para o tratamento da malária e para o tratamento de infecções mistas causadas por certos organismo como Plasmodium falciparum, P. vivax, P. ovale, Plasmodium falciparum e P. malariae.

Posologia

Como usar?

Artesunato e Mefloquina 25 + 50 mg

  • Crianças entre os 6 e 11 meses de idade: a dose recomendada é de 1 comprimido tomado durante 3 dias consecutivos, em dose única diária.
  • Crianças entre os 1 e os 6 anos de idade: a dose recomendada é de 2 comprimidos tomados durante 3 dias consecutivos, em dose única diária.

Artesunato e Mefloquina 100 + 200 mg

  • Crianças entre os 1 e os 6 anos de idade: a dose recomendada é de 1 comprimido tomado durante 3 dias consecutivos, em dose única diária.
  • Crianças entre os 7 e os 12 anos de idade: a dose recomendada é de 1 comprimido tomado durante 3 dias consecutivos, em dose única diária.
  • Crianças com mais de 13 anos: a dose recomendada é de 2 comprimidos tomados durante 3 dias consecutivos, em dose única diária.

Os comprimidos de Artesunato e Mefloquina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Artesunato e Mefloquina podem incluir tontura, alterações no sono, vômitos, náusea, dor abdominal, diarreia, dor de cabeça, anorexia, fadiga, palpitações, dor nos músculos ou nas juntas ou diminuição da audição.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Artesunato e Mefloquina está contraindicado para mulheres grávidas, casos de malária greve, tomou recentemente ou está em tratamento com halofantrina, tiver doença psiquiátrica como depressão, distúrbio afetivo bipolar e neurose de ansiedade grave, epilepsia e para pacientes com alergia à mefloquina, quinina, quinidina ao artesunato a outros derivados da artemisinina ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Artesunato e Mefloquina é um medicamento que tem na sua composição artesunato e mefloquina, compostos Ambos compostos ativos e eficientes contra malária não-complicada causada por P. falciparum, assim como contra infecções com P. vivax.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Artesunato e Mefloquina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas no coração, alterações nos batimentos cardíacos, tomou recentemente quinina ou cloroquina ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Artesunato e Mefloquina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Artesunato e Mefloquina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Artesunato e Mefloquina 25 + 50 mg por cada comprimido contém:

Artesunato ____________________________________ 25 mg
Cloridrato de mefloquina _________________________ 55 mg
- Equivalente a 50 mg de mefloquina base
Excipientes ______________________ 1 comprimido revestido.

Artesunato e Mefloquina 100 + 200 mg por cada comprimido contém:

Artesunato ___________________________________ 100 mg
Cloridrato de mefloquina ________________________ 220 mg
- Equivalente a 200 mg de mefloquina base
Excipientes q.s.p. _________________ 1 comprimido revestido.

(Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, opadry white (Hidroxipropil metilcelulose, Dióxido de titânio, Polietilenoglicol e Polisorbato 80), corante azul laca FDC 2).

Interações Medicamentosas

Artesunato e Mefloquina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como ampicilina, tetraciclina, rifampicina, moxifloxacina, carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, ácido valproico ou juntamente com vacinas.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Artesunato e Mefloquina, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Farmanguinhos - Instituto de Tecnologia em Fármacos

 - SAC: 0800.024.1692

Dizeres Legais:

Ms: 1.1063.0124
Farm. Resp.: Carlos Araújo da Costa

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.