AORTT Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Antux 30 mg é indicado para o alivio dos sintomas de tosse seca e irritativa, provocada por infecções ou por doenças do aparelho respiratório como bronquite, laringite ou taqueíte.

Posologia

Como usar?

Antux 30 mg gotas

  • Crianças com mais de 2 anos de idade: a dose recomendada é de 1 mg por cada 1 kg de peso, ou seja, 1 gota por cada 1 kg de peso da criança, administradas até 3 vezes por dia entre as refeições. Por exemplo, uma criança com 15 kg deve receber uma dose de 15 gotas, que pode ser administrada até três vezes por dia. Nunca deve ser ultrapassada a dose máxima diária de 120 gotas por dia.

​​Antux 30 mg xarope

  • Crianças com mais de 2 anos de idade: a dose pediátrica recomendada para crianças entre os 10 e os 20 kg é de 3 ml de xarope, administrados 3 vezes por dia. Para crianças entre os 21 e os 30 kg, a dose recomendada é de 5 ml de xarope, administrados 3 vezes por dia.
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: a dose recomendada é de 10 ml de xarope, equivalente a 1 copo-medida cheio, administrados 3 vezes por dia, de 6 em 6 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Antux podem incluir náusea, má digestão, desconforto abdominal, diarreia, vômito, ardência e queimação na garganta e no esôfago, cansaço, fadiga, cansaço extremo, torpor, dor de cabeça, tonturas, palpitações ou sonolência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Antux 30 mg está contraindicado para crianças com menos de 2 anos de idade, pacientes com problemas no funcionamento do fígado, diabéticos, pacientes com hipersecreção brônquica e função mucociliar reduzida e para pacientes com alergia à Levodropropizina ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, está também contraindicada a utilização de Antux durante longos períodos de tempo.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Antux é um antitussígeno que tem na sua composição Levodropropizina, um composto com ação predominantemente periférica, que age inibindo o reflexo da tosse seca, irritativa e sem catarro. Em alguns casos, esta tosse pode ser provocada pelo aparecimento de várias doenças do aparelho respiratório. Antux é um sedativo da tosse com ação miorrelaxante brônquica, capaz de melhorar a ventilação pulmonar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Antux 30 mg​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver alérgica ao ácido acetilsalicílico, problemas graves no funcionamento dos rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Antux​, caso sinta sintomas como náusea, desconforto abdominal, diarréia, vômito, cansaço, fadiga, sonolência, torpor, dor de cabeça, tonturas, problemas no coração ou alterações nos batimentos cardíacos. Alem disso, Antux é um medicamento que pode causar diversas reações alérgicas como asma brônquica, pois tem na sua composição corante amarelo de Tartrazina.

Durante o tratamento com Antux deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas pois é um medicamento que pode prejudicar a habilidade e atenção.

Caso após 4 a 5 dias de tratamento a tosse não desaparecer ou surgirem novos sintomas, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

O tratamento com Antux​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Antux, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Antux 30 mg gotas por cada 1 ml, cerca de 30 gotas, contém:

Levodropropizina _______________________________ 30 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: sorbitol, glicerol, álcool etílico, propile- noglicol, ciclamato de sódio, sacarina sódica diidratada, metilparabeno, propilparabeno, glicirrizinato monoa- mônico, povidona, cloreto de sódio, corante amarelo FDC no 5, sacarose, corante amarelo FDC no 6, aroma de limão, aroma de mel, macrogol, óleo de rícino polioxil-40- hidrogenado e água purificada).

Antux 30 mg xarope por cada 5 ml de solução contém:

Levodropropizina _______________________________ 30 mg

Excipientes _____________________________________ 5 ml

(Excipientes: sorbitol, glicerol, álcool etílico, propile- noglicol, ciclamato de sódio, sacarina sódica diidratada, metilparabeno, citrato de sódio diidratado, propil- parabeno, ácido cítrico, glicirrizinato monoamônico, povidona, cloreto de sódio, aroma de cereja, corante amarelo FDC no 5, corante vermelho FDC no 40, sacarose e água purificada).

Interações Medicamentosas

Antux​ não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, remédios para o tratamento de doenças do sistema nervoso central como medicamentos para o tratamento de insônia, nervosismo e ansiedade ou juntamente com remédios sedativos.

Antux dá sono?

Antux não dá sono, pois este antitussígeno, ao contrário da maioria dos medicamentos para a tosse, raramente provoca sonolência.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

O genérico de Antux é a Levodropropizina e outros remédios para a tosse podem ser Clobutinol ou Codeína.

Dizeres legais:

MS: 1.0573.0205
Farm. Resp.: Dr. Wilson R. Farias

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.