ANTIBREX Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Antak xarope, comprimidos e injetável é indicado para o tratamento e prevenção de úlceras no estômago ou no duodeno, sangramentos decorrentes de úlcera péptica, úlceras pós-operatórias, síndrome de Zollinger-Ellison, dispepsia episódica crônica, prevenção da síndrome de Mendelson e no tratamento dos problemas causados pelo refluxo de ácido do estômago para o esôfago, em adultos e crianças.

Antak Injetável também é indicado antes de uma anestesia, para prevenir problemas que o ácido no estômago pode causar durante uma operação.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Antak é um medicamento que tem na sua composição cloridrato de ranitidina, um composto que reduz a quantidade de ácido produzida no estômago. Assim, Antak favorece a cicatrização da gastrite e das úlceras pépticas do estômago e do duodeno e previne possíveis complicações.

Após a administração de uma dose única de 150 mg, Antak inibe de forma eficaz a secreção ácida gástrica durante 12 horas.

Posologia

Como usar?

Antak xarope e comprimidos de 150 mg e 300 mg

  • Adultos: geralmente, a dose recomendada para o tratamento da úlcera gástrica benigna e úlcera duodenal é de 150 mg, 2 vezes por dia, ou 300 mg à noite.
  • Crianças: geralmente, a dose recomendada para o tratamento da úlcera péptica varia de 2 a 4 mg por cada 1 kg de peso, administrados 2 vezes por dia. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 300 mg por dia.

Para o tratamento de outros problemas, a dose recomendada deve ser indicada pelo médico, podendo variar entre os 150 e os 300 mg por dia, administrados 1 a 2 vezes por dia.

Antak Injetável

  • As quantidades de Antak Injetável a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar e do estado da doença, devendo ser indicadas pelo seu médico. Antak ​Injetável é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Antak podem incluir respiração ofegante, dor ou aperto no peito, inchaço nos olhos, face, lábios, boca ou língua, febre, reações de alergia, urticária ou fissuras na pele, sensação de fraqueza, alterações dos batimentos cardíacos, tontura, sensação de cansaço, cansaço extremo ou falta de ar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Antak está contraindicado para crianças e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a outros componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Antak​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doença nos rins, mal funcionamento dos rins, porfiria aguda, tiver mais de 65 anos e doença pulmonar crônica, diabetes ou sistema imunodeprimido, historial de úlcera péptica, estiver em tratamento com anti-inflamatórios não-esteroidais, tiver alterações nos batimentos cardíacos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Antak pode alterar o resultado de alguns exames de sangue ou urina, pelo que deve informar o seu médico de que se encontra em tratamento com Antak. Além disso, o tratamento com Antak pode mascarar sintomas de carcinoma gástrico, podendo retardar o diagnóstico da doença, devendo consultar o seu médico caso sinta sintomas que não consegue entender.

O tratamento com Antak nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Antak, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você esqueça de tomar uma dose, aplique-a o quanto antes e prossiga com o horário normal das demais doses.

Composição

Antak xarope por cada 10 ml contém:

Cloridrato de Ranitidina _________________________ 168 mg

- ​Equivalente a 150 mg de ranitidina-base

Veiculo ________________________________________ 10 ml

(Veiculo: hipromelose, álcool etílico, propil parabeno, butilparabeno, fosfato monobásico e fosfato dibásico de sódio, cloreto de sódio, sacarina sodica, solução de sorbitol a 70%, essência de menta e água purificada).

Antak comprimidos 150 mg por cada comprimido revestido contém:

Cloridrato de Ranitidina _________________________ 168 mg

- Correspondentes a 150 mg de ranitidina;

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio e opadry OY-S-7322: hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e triacetina).

Antak comprimidos 300 mg por cada comprimido revestido contém:

Cloridrato de Ranitidina _________________________ 336 mg

- Correspondentes a 300 mg de ranitidina;

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio, croscarmelose sódica e opadry OY-S-7322: hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e triacetina).

Antak Injetável por cada 1 ml de solução injetável contém:

Cloridrato de Ranitidina __________________________ 28 mg

- Equivalente a 25 mg de ranitidina-base.

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículo: cloreto de sódio, fosfato de potássio monobásico anidro, fosfato de sódio dibásico anidro, água para injetáveis).

Interações Medicamentosas

Antak não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como diazepam, triazolam, midazolam, lidocaína, fenitoína, propanolol, teofilina, procainamida, N-acetilprocainamida , glipizida, cetoconazol, atazanavir, delavirdina, gefitinibe ou juntamente com sucralfato.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

Dizeres legais:

Antak xarope: MS: 1.0107.0229 | Farm. Resp.: Milton de Oliveira.

Antak comprimidos 150 e 300 mg: MS: 1.0107.0229 | Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.