Alivium gotas Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Alivium gotas é indicado para febre e dores leves e moderadas, associadas a gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais, dores musculares e outras.

Posologia

Como usar?

Alivium gotas 100 mg/mL

  • Criança

A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses é de 1 gota/Kg peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima recomendada de 20 gotas/dose.

  • Adulto

Para adultos, a posologia recomendada pode variar de 200 mg (20 gotas) a 800 mg (80 gotas), não devendo exceder a dose máxima recomendada diária de 3.200 mg.

Alivium gotas 50 mg/mL

  • Criança

A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses pode variar de 1 a 2 gotas/Kg peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o máximo de 40 gotas por dose.

Pacientes pediátricos, menores de 12 anos, não devem exceder a dose máxima de 40 gotas (200 mg) por dose e 800 mg por um período de 24 horas.

  • Adulto

Em adultos, a posologia habitual do Alivium como antitérmico é de 40 gotas (200 mg), podendo ser repetida por, no máximo, 4 vezes em um período de 24 horas.

O medicamento deve-se agitar antes de usar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômito, dor epigástrica, desconforto abdominal, diarreia, constipação intestinal.

Podem ocorrer também reações de hipersensibilidade, ambliopia tóxica, elevação significativa da transaminase no soro, retenção de líquidos, inchaço, inibição da agregação plaquetária, linfopenia, anemia hemolítica, granulocitose, trombocitopenia, tontura, rash cutâneo, depressão, insônia e insuficiência renal em pacientes desidratados.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Alivium gotas não deve ser utilizado em pessoas que tiveram alergia ou alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Além disso, também não deve ser usado em casos de úlcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal ou em casos em que o ácido acetilsalicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não-esteróides tenham induzido asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática.

Este medicamento é contra-indicado para uso em crianças menores de 6 meses de idade, grávidas e lactantes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos deve ser feito sob orientação médica.

O Alivium não deve ser utilizado juntamente com bebidas alcoólicas.

Também não deve ser utilizado contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico, nem deve ser excedida a dose recomendada.

O médico deve ser informado sobre possíveis doenças cardíacas, renais, hepáticas ou outras que a pessoa esteja apresentando, para receber uma orientação cuidadosa.

Em pessoas com asma ou outras afecções alérgicas, especialmente quando há história de broncoespasmo, o ibuprofeno deve ser usado com cautela.

Além disso deve-se informar o médico se a pessoa:

  • Não estiver ingerindo líquidos ou tenha perda contínua de líquidos por diarreia ou vômito;
  • Tenha dor de estômago;
  • Apresente dor de garganta grave ou persistente ou dor de garganta acompanhada de febre elevada, dor de cabeça, enjoos e vômitos;
  • Tenha ou tenha tido problemas com este ou qualquer outro analgésico ou antitérmico;
  • Estiver sob tratamento de alguma doença grave;
  • Estiver tomando outro(s) medicamento(s).

Deve-se parar de utilizar este medicamento e consultar um médico caso ocorra uma reação alérgica, a dor ou a febre piorarem ou durarem mais de 3 dias, não se obtenha melhora após 24 horas de tratamento, ocorra vermelhidão ou inchaço na área dolorosa ou surjam novos sintomas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Alivium gotas é um medicamento antitérmico e analgésico.

Os antipiréticos e analgésicos inibem a ação da cicloxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico, diminuindo a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor.

O início de ação ocorre em cerca de 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdosagem podem incluir vertigem, nistagmo, falta de ar, inconsciência, hipotensão e insuficiência respiratória.

Deve-se evitar a provocação de vômitos e a ingestão de alimentos ou bebidas.

O mais indicado é procurar um serviço médico, tendo em mãos a embalagem do produto e, de preferência, sabendo-se a quantidade exata de medicamento ingerida.

Pode-se, alternativamente, solicitar auxílio ao Centro de Assistência Toxicológica da região, o qual deve fornecer as orientações para a superdose em questão.

Composição

Alivium Gotas 100 mg/mL:

Cada mL de Alivium Gotas contém:

Ibuprofeno__________________________________100 mg

(1 gota= 10 mg)

Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: goma xantan, glicerol, benzoato de sódio, ácido cítrico, propilenoglicol, aroma artificial de frutas, sorbitol solução, sacarina sódica, ciclamato de sódio, dióxido de titânio, sucralose e água).

Alivium Gotas 50 mg/mL:

Cada ml de Alivium Gotas contém:

Ibuprofeno___________________________________50 mg

(1 gota = 5 mg)

Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: goma xantan, glicerol, benzoato de sódio, ácido cítrico, propilenoglicol, aroma artificial de tutti-frutti, sorbitol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, dióxido de titânio, polissorbato 80 e água).

Laboratório

Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

- SAC: 0800 011 7788

Dizeres Legais:

MS 1.0093.0218 | Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes - CRF-RJ 2.804

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.