Akineton 2 e 4 mg Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Akineton 2 mg ou Akineton retard 4 mg é indicado para a Parkinson, no tratamento e controle de sintomas como rigidez, tremores, inquietação motora e contorções, torções ou sensação de tremor muscular, em adultos e crianças.

Além disso, Akineton também é indicado no tratamento de casos de síndromes parkinsonianas causadas por medicamentos.

Posologia

Como usar?

Adultos

  • A dose inicial recomendada é de 2 mg, 1 comprimido de Akineton 2 mg, por dia. De acordo com indicação médica, devendo esta dose ser aumentada até que se comecem a observar melhoras.Posteriormente, de acordo com indicação médica, podem começar a ser administrados os comprimidos Akineton​ retard 4 mg, sendo geralmente recomendada a administração de 1 a 4 comprimidos retard 4 mg por dia.

Crianças

  • Para crianças dos 3 aos 15 anos de idade, geralmente a dose recomendada varia de 1/2 a 1 comprimido de Akineton 2 mg, administrados 1 a 3 vezes por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Akineton incluem alergia, urticária na pele, sono perturbado, agitação, confusão, ansiedade, excitação, euforia, delírios, alucinações, dificuldade em dormir, problemas de memória, convulsões, dilatação da pupila, coração batendo muito rápido ou muito lento, boca seca, prisão de ventre e retenção urinária.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Akineton está contraindicado para pacientes com glaucoma, megacólon​, estenose ou obstrução mecânica do trato gastrintestinal e para pacientes com alergia ao Biperideno ou a outros componentes da fórmula. Além disso, Akineton retard 4 mg está contraindicado para crianças.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Akineton tem na sua composição Biperideno, um agente anticolinérgico, que atua no sistema nervoso central e que reduz os efeitos produzidos pela acetilcolina no sistema nervoso. Assim, Akineton é eficaz no tratamento e controlo dos sintomas associados à doença de Parkinson.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Akineton​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Em crianças, o tratamento com Akineton apenas deve ser feito de acordo com indicação médica, durante curtos períodos de tempo e recorrendo apenas à utilização de comprimidos de 2 mg.

Durante o tratamento com Akineton​ deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode prejudicar a habilidade e atenção.

O tratamento com Akineton nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Akineton​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Akineton 2 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de biperideno __________________________ 2 mg - equivalente a 1,8 mg de biperideno

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, povidona e talco).

Akineton retard 4 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de biperideno __________________________ 4 mg - equivalente a 3,59 mg de biperideno

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: água purificada, amido de milho, celulose microcristalina, cera de carnaúba, dióxido de silício, docusato de sódio, estearato de magnésio, lactose, hiprolose, hipromelose, polietilenoglicol, povidona, talco, e corantes: dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo).

Interações Medicamentosas

Akineton não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas ou juntamente com medicamentos com efeitos parecidos.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Akineton deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que não se encontre muito próximos do horário da dose seguinte. Caso isso aconteça, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Akineton nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Abbott

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.: - SAC: 0800 7031050

O genérico de Akineton é o Biperideno, porém outros remédios para o tratamento da doença de Parkinson podem ser Mirapex​ ou Sinemet.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0116.0001

Farm. Resp.: Fabio Bussinger da Silva

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.