Agiolax Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O Agiolax é um laxante indicado para tratar a prisão de ventre e adultos e crianças com mais de 10 anos.

Posologia

Como usar?

Deve-se tomar Agiolax após o jantar ou em jejum. A dose recomendada de ​Agiolax para adultos e crianças acima de 10 anos é de 1 colher de sobremesa 5 g, ou 1 envelope.

A dose máxima de ​Agiolax é de 10 g por dia, o equivalente a 2 colheres de sobremesa ou 2 envelopes.

Agiolax deve ser ingerido sem mastigar, com bastante líquido, água ou chá.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Agiolax tem na sua composição 3 substâncias, Semente de Plantago, Casca de Semente de Plantago e Fruto de Sene, responsáveis pela suava ação laxativa de Agiolax.

A Semente de Plantago é um agente formador de massa que, pela absorção de água, facilita o deslizamento do conteúdo intestinal. Por outro lado, o Sene aumenta a motilidade do cólon, regulando a movimentação intestinal e, consequentemente, normalizando as evacuações.

Agiolax começa a fazer efeito cerca de 8 a 12 horas após administração.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais que Agiolax pode causar incluem: espasmos gastrintestinais, coloração avermelhada da urina, distúrbios no balanço hidroeletrolítico, diarreia e perda de potássio, distúrbios da função cardíaca e miastenia, perda excessiva de Albumina pela urina ou sangue na urina.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Agiolax é contraindicada em pacientes alérgicos a alguns dos componentes da fórmula, crianças com idade inferior a 10 anos de idade, pacientes com obstrução e estenose intestinal, pacientes com atonia, pacientes com doenças inflamatórias intestinais como doença de Crohn, pacientes com apendicite ou com dor abdominal de origem desconhecida, pacientes com desidratação severa com perda de água e eletrólitos e a pacientes com diabetes mellitus.

Veja quando não se deve tomar laxantes e quais os riscos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem de Agiolax pode causar cólicas intestinais e diarreia severa que pode levar à perda de líquidos e electrólitos.

Nesses casos é recomendado ir ao hospital ou pronto socorro mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada colher de sobremesa (5 g) ou cada envelope (5 g) de Agiolax contém:

Semente de Plantago _____________________________ 2,60 g
Casca de semente de Plantago ____________________ 0,11 g
Fruto de Sene _____________________________ 0,34 a 0,66 g
Excipiente q.s.p _________________________________ 5,00 g

(Excipientes: talco, goma arábica, óxido de ferro, sacarose, parafina líquida e sólida, essências de alcaravia, de sálvia e
de hortelã).

Interações Medicamentosas

Agiolax tem interações com medicamentos diuréticos, corticoides, raiz de alcaçuz e medicamentos para o coração, pelo que antes de iniciar o tratamento deverá falar com o seu médico.

Em pacientes insulino-dependentes, pode ser necessária a redução da dose de insulina, durante o tratamento com Agiolax.

Após a administração de Agiolax, deve-se aguardar um intervalo de meia a 1 hora antes de administrar outros medicamentos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento com Agiolax, deverá falar com o seu médico se: estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes ou se estiver a usar outros medicamentos.

O uso contínuo de laxantes como Agiolax por longos períodos de tempo não é recomendado, não devendo ser usado por mais de 1 a 2 semanas.

Agiolax deve ser sempre administrado na dose mínima possível, de modo a que se consiga o amolecimento das fezes necessário.

Agiolax emagrece?

Agiolax é um laxante e não deve ser usado como terapia de emagrecimento. O seu uso prolongado, sem orientação profissional, pode provocar síndrome de má absorção de nutrientes.

Laboratório

Madaus Pharm. Private

- SAC: 0800 7710345

Dizeres Legais:

MS: 1.0639.0184
Farm. Resp.: Wagner Moi

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.