Agasten Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Agasten xarope ou comprimido é indicado para o tratamento dos sinais e sintomas de reações alérgicas na pele, rinite alérgica e picadas de insetos, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Agasten xarope

  • Para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, a dose recomendada é de 40 ml de xarope por dia, 20 ml de manhã e 20 ml à noite.
  • Para crianças dos 6 aos 12 anos de idade, a dose recomendada é de 10 a 20 ml de xarope por dia.
  • Para crianças dos 3 aos 6 anos de idade, a dose recomendada é de 10 ml de xarope por dia.

Agasten comprimido

  • Para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, a dose recomendada é de 2 comprimidos por dia, um de manhã e outro à noite. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada mas nunca excedendo a dose máxima de 6 comprimidos por dia.
  • Para crianças dos 6 aos 12 anos de idade, a dose recomendada varia de maio a 1 comprimido por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Agasten incluem cansaço e sonolência e tontura.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Agasten está contraindicado para crianças com menos de 3 anos de idade, para pacientes com porfiria e para pacientes com alergia à Clemastina ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Agasten é um medicamento que trem na sua composição Clemastina, um composto anti-histamínico que contra-ataca a ação da histamina, uma substância libertada durante as reações alérgicas.

Assim, Agasten é utilizado no alivio de sintomas de reações alérgicas, como vermelhidão, manchas, coceira e inchaço na pele, tratamento dos sintomas da rinite alérgica como febre do feno, olhos lacrimejantes, espirros e nariz escorrendo e no alivio de picadas de injectos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Agasten​, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos, estiver grávida ou amamentando, tiver glaucoma, doença grave no estômago, doença na próstata ou na bexiga, intolerância a alguns açúcares ou se tiver historial de alergias a outros medicamentos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Agasten deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode prejudicar a sua habilidade e atenção.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Agasten​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Agasten xarope por cada 1 ml de xarope contém:

Clemastina __________________________________ 0,05 mg

(equivalentes a 0,067 mg de Fumarato de Clemastina)

Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: fostato de sódio dibásico, propilenoglicol, sacarina sódica, aroma de pêssego, fosfato de potássio monobásico, etilparabeno, propilparabeno, sorbitol, essência de limão e água purificada).

Agasten comprimido por cada comprimido contém:

Clemastina ____________________________________ 1 mg

(equivalentes a 1,340 mg de Fumarato de Clemastina)

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, lactose, amido de milho, povidona e talco).

Interações Medicamentosas

Agasten não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas e medicamentos sedativos ou tranquilizantes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Agasten deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 2 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 2 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Agasten nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Novartis Biociências

- SAC: 0800 888 3003

O genérico de Agasten é a Clemastina, porém outro remédio semelhante pode ser o Alergovet C ou Emistin.

Dizeres Legais:

MS: 1.0068.0032
Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.