Aerotrat Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Indicado em desordens respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.

Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Contra-indicado nos casos de ameaça de aborto.
Para pacientes com arritmia cardíaca ou taquicardia, nem a pacientes que tenham respostas desfavoráveis às aminas simpaticomiméticas.

Adultos: 5 a 10 ml, duas ou três vezes ao dia.

Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 a 5,0 ml, duas a três vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: 5,0 ml, duas ou três vezes ao dia.

Crianças com mais de 12 anos: 5,0 a 10 mL, duas ou três vezes ao dia.

O salbutamol é eliminado pelo leite materno e embora não se saiba de efeitos danosos para o bebê, não é conveniente usá-lo durante a amamentação.

Tremores, nervosismo, dor de cabeça, cãimbras musculares, palpitações, taquicardias, arritmias, rubor, isquemia do miocárdio e distúrbios do sono e do comportamento, broncoespasmo paradoxal nas reações alérgicas, urticária, angioedema, hipotensão e colapso, hipocalemia.

COMPOSIÇÃO Cada mL de Aerotrat solução oral contém: Salbutamol 0,4 mg (equivalente a 0,48 mg de sulfato de salbutamol) Excipientes q s p 5 mL Excipientes: carmelose sódica, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, ciclamato de sódio, ácido cítrico, corante vermelho bordeaux, álcool etílico 96ºGL, essência de morango e água purificada II - INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1

em crianças e quando a superdosagem de AEROTRAT foi feita por via oral Sua respiração poderá ficar mais rápida e curta Se a dose usada for muito maior do que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou pronto-socorro mais próximo Leve esta bula ou o medicamento para que saibam o que você usou O tratamento deve ser direcionado de acordo com estado clínico do paciente ou conforme indicado pelo centro nacional de intoxicação, quando disponível Em alguns casos pode ser necessário o uso de um agente beta-bloqueador cardiosseletivo como antídoto Seu médico avaliará o seu caso Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento se possível Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) e as drogas betabloqueadoras não seletivas, como o propranolol, não devem ser prescritos conjuntamente.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) não é contraindicado para pacientes que recebem tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Resultados de Eficácia


Observam-se melhoras significativas da função pulmonar logo após a inalação de Sulfato de Salbutamol (substância ativa), e a broncodilatação máxima ocorre no período de 5 a 15 minutos, perdurando por até 6 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é eficaz no tratamento de crianças asmáticas.

Características Farmacológicas


Propriedades farmacodinâmicas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é um agonista seletivo dos receptores beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação sobre os receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco.

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) xarope é até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos).

Propriedades farmacocinéticas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, transformando-se no composto inativo 4-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina.

As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrada por via intravenosa é excretada em 72 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%. Após administração por via inalatória, cerca de 10% a 20% da dose atinge as vias aéreas inferiores. O restante fica retido no dispositivo de liberação ou se deposita na orofaringe, por onde é deglutido. A fração depositada nas vias aéreas é absorvida pelos tecidos pulmonares e pela circulação, não sendo metabolizada pelos pulmões. Ao alcançar a circulação sistêmica, o fármaco se torna vulnerável ao metabolismo hepático e é excretado, principalmente na urina, como droga inalterada e como sulfato fenólico. A porção da dose inalada que é deglutida em seguida é absorvida pelo trato gastrintestinal e sofre metabolização considerável de primeira passagem a sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO Cuidados de armazenamento O produto deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C) Proteger da luz e umidade Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem Não use medicamento com o prazo de validade vencido Guarde-o em sua embalagem original Aspectos físicos / Características organolépticas AEROTRAT solução oral é um líquido límpido transparente, com sabor de morango Antes de usar, observe o aspecto do medicamento Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo “TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” 6

III - DIZERES LEGAIS Registro MS 1 0715 0015 003-0 Farmacêutico Responsável: Wilson Colombo – CRF-SP 7878 Venda Sob Prescrição Médica CAZI QUÍMICA FARMACÊUTICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Rua Antonio Lopes, 134 – Jandira/SP CNPJ: 44 010 437/0001-81 Indústria Brasileira SAC 0800-7706632 Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 04/11/2014 Anexo B Histórico de Alteração da bula Dados da submissão eletrônica Dados da petição/notificação que altera bula Dados das alterações de bula Data do expediente Número do expediente Assunto Data do expediente N º do expediente Assunto Data de aprovação Itens de Bula Versões

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.