Aeromed Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Indicado em desordens respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.

Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Contra-indicado nos casos de ameaça de aborto.

- Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 a 5,0 ml, duas a três vezes ao dia.

- Crianças de 6 a 12 anos: 5,0 ml, duas ou três vezes ao dia.

- Crianças com mais de 12 anos: 5,0 a 10 mL, duas ou três vezes ao dia.

- Adultos: 5 a 10 ml, duas ou três vezes ao dia.

Em casos de melhorar um sintoma e piorar outro, é preciso avisar o médico para que ele avalie tais efeitos.

8- QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR

As reações adversas estão listadas abaixo de acordo com a frequência Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tremor Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça; aumento da frequência dos batimentos do coração; palpitações; câimbra muscular Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição dos níveis de potássio no sangue; arritmia cardíaca (alterações no ritmo normal dos batimentos do coração); aumento do fluxo sanguíneo em determinadas regiões Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Hipersensibilidade - reações alérgicas caracterizadas por vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar, podendo ocorrer diminuição da pressão sanguínea e desmaio; hiperatividade; sensação de tensão muscular Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento 9- O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO Se acidentalmente você usar mais doses do que as recomendadas, perceberá que seu coração bate mais rápido do que o normal e poderá sentir tontura ou tremores, além de dor de cabeça Foram relatados enjôos, vômitos e aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, predominantemente

Gravidez e lactação:
A administração de medicamentos durante a gravidez somente deve ser feita se o benefício para a mãe for maior do que qualquer risco para o feto.

Composição: Cada mL da solução oral contém 0,4 mg de salbutamol correspondente a 0,48 mg de sulfato de salbutamol Veículos: ácido cítrico, citrato de sódio di-hidratado, açúcar refinado, corante vermelho Ponceau, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, álcool etílico 96°GL, aroma de framboesa e água purificada II- INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1- PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO Aeromed® xarope é indicado para o controle e a prevenção do ataque asmático e proporciona alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema

Se acidentalmente você usar mais doses do que as recomendadas, perceberá que seu coração fica mais acelerado do que o normal e você poderá se sentir tonto. Poderá também ter de dor de cabeça.
Foram relatados vômitos, enjoos e aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue, principalmente em crianças que fizeram uso oral de Aeromed.
Se a dose usada for muito maior que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou pronto-socorro mais próximo.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) e as drogas betabloqueadoras não seletivas, como o propranolol, não devem ser prescritos conjuntamente.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) não é contraindicado para pacientes que recebem tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Resultados de Eficácia


Observam-se melhoras significativas da função pulmonar logo após a inalação de Sulfato de Salbutamol (substância ativa), e a broncodilatação máxima ocorre no período de 5 a 15 minutos, perdurando por até 6 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é eficaz no tratamento de crianças asmáticas.

Características Farmacológicas


Propriedades farmacodinâmicas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é um agonista seletivo dos receptores beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação sobre os receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco.

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) xarope é até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos).

Propriedades farmacocinéticas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, transformando-se no composto inativo 4-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina.

As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrada por via intravenosa é excretada em 72 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%. Após administração por via inalatória, cerca de 10% a 20% da dose atinge as vias aéreas inferiores. O restante fica retido no dispositivo de liberação ou se deposita na orofaringe, por onde é deglutido. A fração depositada nas vias aéreas é absorvida pelos tecidos pulmonares e pela circulação, não sendo metabolizada pelos pulmões. Ao alcançar a circulação sistêmica, o fármaco se torna vulnerável ao metabolismo hepático e é excretado, principalmente na urina, como droga inalterada e como sulfato fenólico. A porção da dose inalada que é deglutida em seguida é absorvida pelo trato gastrintestinal e sofre metabolização considerável de primeira passagem a sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina.

5- ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C a 30°C) Aspecto físico: Solução xaroposa de cor vermelha, límpida, com sabor e aroma de framboesa, isenta de material estranho Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem Não use medicamento com o prazo de validade vencido Guarde-o em sua embalagem original Antes de usar, observe o aspecto do medicamento Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Jadir Vieira Junior - CRF - MG no 10.681

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.