Aerojet Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Aerojet é um broncodilatador. 

A ação do Aerojet na crise asmática instala-se logo após a sua aplicação e seu efeito prolonga-se, em média, por 4 horas. Siga exatamente o modo de usar e nunca utilize o produto de forma diferente da recomendada por seu médico.

O salbutamol não deve ser empregado na vigência de abortamento iminente, durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez.

Adultos:

Uma a duas inalações em dose única ou, se necessário, a cada quatro horas para o alívio das crises de asma ou de broncoespasmo. Para o tratamento de manutenção ou profilaxia 2 inalações 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças:

Visto que a utilização de medicamentos sob a forma de aerossol apresenta certas dificuldades de natureza aerodinâmica, como a retenção da respiração após expiração completa e inspiração profunda, tornam-se necessários certos cuidados com pacientes de tenra idade.

O uso do medicamento em crianças acima de 7 anos não apresenta qualquer dificuldade. Nesses casos, emprega-se uma dose, repetindo, se necessário, de 4/4 horas.

Para o tratamento de manutenção ou profilaxia 1 dose, 3 a 4 vezes ao dia.

Instruções de uso do dispositivo jet

  • 1. Encaixar o frasco no dispositivo;

  • 2. Retirar a tampa protetora;

  • 3. Agitar vigorosamente;

  • 4. Expirar completamente e introduzir a extremidade do dispositivo jet na boca;

  • 5. Acionar o aerossol apenas uma vez, inspirar e reter o ar por alguns segundos após a inalação. Se o seu médico indicou uma posologia superior a uma administração, repita o procedimento;

  • 6. Recolocar a tampa de proteção no dispositivo jet.

O dispositivo jet foi desenvolvido exclusivamente para os aerossóis da Chiesi Farmacêutica. A utilização de aerossóis diferentes daqueles mencionados anteriormente, resultará em problemas de adaptação da válvula ao dispositivo jet, o que causará a perda do produto e diminuição da eficácia em função da não precisão das doses administradas.

  • 7. Se você ainda achar que o dispositivo tradicional é mais adequado às suas necessidades, basta retirar o tubo de aerossol do jet e colocá-lo na “bombinha” que acompanha esta embalagem, encaixando-o completamente no bocal.

Instruções de uso do bocal:

  • 1. Encaixar o frasco no bocal e tirar a tampa de proteção;

  • 2. Segurar em posição vertical, com o bocal para baixo como indicado na figura;

  • 3. Agitar energicamente, sem apertar;

  • 4. Fazer uma expiração completa e colocar o bocal entre os lábios bem fechados;

  • 5. Inspirar demorada e profundamente, somente com a boca e simultaneamente apertar uma só vez. Segurar a respiração o maior tempo possível;

  • 6. Terminada a inalação, fechar o bocal com a tampa de proteção. O bocal deve estar sempre limpo. A limpeza deve ser efetuada com água morna, após ter extraído a “bombinha”.

Visto que o efeito broncodilatador de cada administração do produto perdura por 4 horas, em média, exceto em processos mais avançados, recomenda-se ao paciente não aumentar as doses e não associar outras medicações sem antes consultar o médico.

Se o medicamento não proporcionar alívio durante pelo menos 3 horas, o paciente deve procurar seu médico para as medidas adicionais necessárias.

Ocasionalmente podem ocorrer náusea e cefaléia após a utilização do salbutamol aerossol ou por via oral. Em raros casos foi descrito o aparecimento de taquicardia e discreto tremor passageiro nas mãos. Este último efeito, observado após a administração oral, foi mais acentuado com doses de 4 a 5 mg do que após a ingestão de 2mg.

Não foram relatados efeitos colaterais significativos associados ao tratamento com o Aerojet nas doses indicadas.

Nos estudos clínicos não foram ainda estabelecidos os limites e o significado clínico de interações medicamentosas com outras substâncias.

Informe seu médico em caso de dores de cabeça, taquicardia ou tremores após o uso do produto.

O salbutamol deverá ser administrado com cautela em portadores de hipertiroidismo.

Como qualquer outro medicamento, recomenda-se atenção especial na administração em pacientes idosos.

Ao utilizar em crianças, fazê-lo sempre sob supervisão de adultos e conforme recomendação do médico.

Cada dose contém:

Salbutamol micronizado100 mcg

Excipientes: trioleato de sorbitana, lecitina de soja, triclorofluorometano, diclorodifluorometano.

Em casos de superdosagem com Aerojet deve ser utilizado um beta-bloqueador cárdio-seletivo com a cautela necessária em pacientes com broncoespasmo.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) e as drogas betabloqueadoras não seletivas, como o propranolol, não devem ser prescritos conjuntamente.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) não é contraindicado para pacientes que recebem tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Resultados de Eficácia


Observam-se melhoras significativas da função pulmonar logo após a inalação de Sulfato de Salbutamol (substância ativa), e a broncodilatação máxima ocorre no período de 5 a 15 minutos, perdurando por até 6 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é eficaz no tratamento de crianças asmáticas.

Características Farmacológicas


Propriedades farmacodinâmicas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é um agonista seletivo dos receptores beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação sobre os receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco.

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) xarope é até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos).

Propriedades farmacocinéticas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, transformando-se no composto inativo 4-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina.

As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrada por via intravenosa é excretada em 72 horas.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%. Após administração por via inalatória, cerca de 10% a 20% da dose atinge as vias aéreas inferiores. O restante fica retido no dispositivo de liberação ou se deposita na orofaringe, por onde é deglutido. A fração depositada nas vias aéreas é absorvida pelos tecidos pulmonares e pela circulação, não sendo metabolizada pelos pulmões. Ao alcançar a circulação sistêmica, o fármaco se torna vulnerável ao metabolismo hepático e é excretado, principalmente na urina, como droga inalterada e como sulfato fenólico. A porção da dose inalada que é deglutida em seguida é absorvida pelo trato gastrintestinal e sofre metabolização considerável de primeira passagem a sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina.

O medicamente deve ser conservado em temperatura ambiente (15ºC a 30°C).

Seu prazo de validade é de 36 meses.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Informe seu médico em caso de gravidez.

Em caso de princípio de abortamento e nos primeiros seis meses de gravidez, o produto não deverá ser usado.

Reg. MS n° 1.0058.0047

Farmacêutica Responsável:
C.M.H. Nakazaki
CRF-SP nº 12.448

Chiesi Farmacêutica Ltda.
Uma empresa do Grupo Chiesi Farmaceutici S.p.A.
Rua Dr. Giacomo Chiesi, nº 151 – Estrada dos Romeiros Km 39,2
Santana de Parnaíba – SP
CNPJ n° 61.363.032/0001-46
Indústria Brasileira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.