Actifedrin Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Actifedrin é um antialérgico encontrado na forma de xarope e comprimidos indicado para rinites, em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Actifedrin xarope

  • Crianças dos 2 aos 5 anos de idade: a dose recomendada é de 2,5 ml, cerca de 1/4 de copo medida, de xarope, 3 a 4 vezes por dia.
  • Crianças dos 6 aos 12 anos de idade: a dose recomendada é de 5 ml, cerca de 1/2 de copo medida de xarope, 3 a 4 vezes por dia.

Actifedrin comprimidos

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: a dose recomendada é de 1 comprimido ou 10 ml, cerca de 1 copo medida de xarope, 3 ou 4 vezes por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Actifedrin incluem sonolência, dificuldade em respirar, agitação, dificuldade para dormir, alucinações, urticária na pele, batimento rápido do coração, ressecamento de boca, nariz e garganta e dificuldade em urinar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Actifedrin está contraindicado para crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pacientes em tratamento com antidepressivos ou com medicamentos à base de furazolidona, pacientes com pressão alta, diabetes, acumulo de colesterol e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Triprolidina, ao Cloridrato de Pseudoefedrina ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Actifedrin é um medicamento que tem na sua composição triprolidina e pseudoefedrina, compostos com propriedades anti-alérgicas e descongestionantes. A triprolidina alivia os sintomas característicos das reações alérgicas e a pseudoefedrina promove o descongestionamento nasal.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Actifedrin​, deverá falar com o seu médico se tiver pressão alta, doença cardíaca, diabetes, hipertireoidismo, pressão intraocular elevada, hipertrofia da próstata ou se tiver problemas ou doenças nos rins ou fígado.

Durante o tratamento com Actifedrin pode sentir sonolência, o que pode comprometer o desempenho em testes de vigilância auditiva. Além disso, deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas.

O tratamento com Actifedrin nunca deve exceder os 5 dias consecutivos sem orientação médica, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Actifedrin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Actifedrin podem ser sonolência, perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento, tontura, fraqueza, falta de ar, ressecamento da pele e mucosas, batimento rápido do coração, pressão alta, irritabilidade, convulsões e dificuldade de urinar.

Composição

Actifedrin xarope por cada 1 ml contém:

Cloridrato de Triprolidina ________________________ 0,25 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina _______________________ 6 mg
Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: sacarose, sorbitol solução a 70%, metilparabeno, benzoato de sódio, corante amarelo de quinoleína, hidróxido de sódio e água).

Actifedrin comprimidos por cada comprimido contém:

Cloridrato de Triprolidina _________________________ 2,5 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina ______________________ 60 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio e água).

Interações Medicamentosas

Actifedrin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como álcool ou outros sedativos, medicamentos antidepressivos, medicamentos à base de furazolidona, descongestionantes, supressores de apetite, estimulantes psíquicos como a anfetamina, medicamentos para pressão alta com bretílio, betanidina, guanetidina, debrisoquina, metildopa e alfa e betabloqueadores.

Laboratório

Farmoquímica S.A.

SAC 0800-250110

O genérico de Actifedrin é a Pseudoefedrina e Triprolidina, porém outros remédios anti-histamínicos utilizados para tratar a rinite podem ser Aerius, Allegra, Periactin, Rafex, Zyrtec, Loratadina, Alektos ou Histadin.

Dizeres Legais:

MS: 1.0390.0155
Farm. Resp.: Dra. Marcia Weiss I. Campos

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.