Ácido Poliacrílico Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Ácido Poliacrílico (substância ativa) é indicado para uso como lubrificante nos casos de “olho seco”, como lágrima artificial e para aliviar o desconforto e irritação causados pelo uso de lentes de contato.

Ácido Poliacrílico (substância ativa) é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Isento de Prescrição Médica

Este medicamento é de uso tópico ocular.

Assegurar-se de que o flaconete está intacto antes de usar.

A solução já vem pronta para uso. Não encostar a ponta do flaconete nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar contaminação do flaconete e do colírio.

Para abrir, girar totalmente a ponteira. Não puxar. A solução contida no flaconete deve ser utilizada imediatamente após sua abertura.

O conteúdo do flaconete deve ser descartado imediatamente depois do uso do produto. Não reutilizar.

A dose usual é de 1 ou 2 gotas aplicada no(s) olho(s) afetado(s), sempre que necessário, ou de acordo com orientação médica.

As seguintes reações adversas têm sido identificadas durante o uso após a comercialização do produto Ácido Poliacrílico (substância ativa) na prática clínica. Os relatos dessas reações após a comercialização são de uma população voluntária e de tamanho incerto, portanto não é possível estimar com certeza a frequência dessas reações.

Hiperemia conjuntival, secreção ocular, irritação ocular, dor ocular, prurido ocular, sensação de corpo estranho, aumento do lacrimejamento, hiperemia ocular, visão borrada.

Se surgir dor ocular, alterações de visão, vermelhidão ou irritação contínua do olho, ou se persistir ou piorar a afecção ocular por mais do que 72 horas, descontinuar o uso do produto e orientar o paciente a consultar o médico.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Ácido Poliacrílico (substância ativa) é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular.

Não utilize Ácido Poliacrílico (substância ativa) se a solução mudar de cor ou ficar turva.

Gravidez e Lactação

Categoria de risco na gravidez C.

Não há dados e estudos específicos sobre o uso de Ácido Poliacrílico (substância ativa) durante a gravidez e lactação em humanos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos

A segurança e eficácia não foram avaliadas com o produto Ácido Poliacrílico (substância ativa) em pacientes idosos.

Pacientes pediátricos

A segurança e eficácia não foram avaliadas com o produto Ácido Poliacrílico (substância ativa) em pacientes pediátricos.

Pacientes que usam lentes de contato

Pacientes devem ser instruídos a retirar as lentes antes da aplicação do colírio e aguardar pelo menos 15 minutos para recolocá-las após a administração de Ácido Poliacrílico (substância ativa).

Pacientes que fazem uso de mais de um medicamento oftálmico

Se Ácido Poliacrílico (substância ativa) for utilizado concomitantemente com outros medicamentos de aplicação tópica ocular, o produto deve ser administrado com intervalos de pelo menos 15 minutos entre as aplicações.

Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Ácido Poliacrílico (substância ativa) pode causar borramento da visão que pode impossibilitar a habilidade de dirigir e operar máquinas. Caso ocorra visão borrada transitória após a aplicação, o paciente deve esperar o desaparecimento destes sintomas antes de dirigir ou operar máquinas.

Características farmacológicas

Ácido Poliacrílico (substância ativa) age como lágrima artificial sob a forma de solução estéril não preservada, acondicionada para uso como dose única. É formulado especialmente para pacientes que necessitam com frequência de alívio nos casos de “secura ocular”. Seu efeito se observa com o decorrer do tratamento.

Ácido Poliacrílico (substância ativa) contém povidona e ácido polivnílico. Povidona é um polímero sintético que consiste essencialmente em grupos lineares de 1-vinila-2-pirrolidinona, cujo grau de polimerização resulta em polímeros de vários pesos moleculares.

Álcool polivinílico é um surfactante não iônico usado em produção farmacêutica como um agente estabilizante, e como lubrificante e um agente de aumento de viscosidade. Tem sido usado para aumentar a viscosidade de preparações oftálmicas, prolongando, assim, o contato do princípio ativo com os olhos. É incluso em preparações de lágrimas artificiais usadas para olho seco (hipromelose) e em soluções de lentes de contatos (desinfetantes e conservantes).

Refresh, Viscotears, Vidisic

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.