Abilify comprimidos Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Abilify comprimidos de 5, 10, 15, 20 ou 30 mg é indicado no tratamento de esquizofrenia em adultos e adolescentes com mais de 15 anos.​

Além disso, estes comprimidos de ingestão oral, também podem ser utilizados no tratamento e prevenção de episódios maníacos na perturbação bipolar 1 em adultos e adolescentes com mais de 13 anos.

Abilify comprimidos também pode ser encontrado na forma de comprimidos orodispersíveis que dissolvem na boca sem uso de água, sendo indicados para pacientes idosos, agitados ou com problemas para engolir.

Posologia

Como usar?

As doses de Abilify variam de acordo com a idade do paciente e a doença a tratar, sendo que as orientações gerais incluem:

Adultos

  • Esquizofrenia: a dose inicial é de 10 a 15 mg uma vez por dia, independente das refeições. Já a dose de manutenção, normalmente, é de 15 mg por dia, podendo ser aumentada até 30 mg de acordo com indicação do médico.
  • Episódios maníacos na perturbação bipolar 1: a dose inicial é de 15 mg uma vez por dia, independente das refeições. Já a dose de manutenção, normalmente, é indicada pelo médico, podendo ser de até 30 mg por dia.

Adolescentes com mais de 15 anos

  • Esquizofrenia: a dose inicial é de 2 mg uma vez por dia, nos primeiros 2 dias, sendo aumentada para 5 mg no 3º dia e para 10 mg no 4º dia. Já a dose de manutenção, normalmente, é de 10 mg por dia, podendo ser aumentada até 30 mg de acordo com indicação do médico.

Nestes casos, a dose inicial de 2mg de Abilify pode ser feita com o uso do Abilify líquido que contém 1mg em cada ml de solução.

Adolescentes com mais de 13 anos

  • Episódios maníacos na perturbação bipolar 1: a dose inicial é de 2 mg uma vez por dia, nos primeiros 2 dias, sendo aumentada para 5 mg no 3º dia e para 10 mg no 4º dia. Já a dose de manutenção, normalmente, é de 10 mg por dia, podendo ser aumentada até 30 mg de acordo com indicação do médico.

Nestes casos, a dose inicial de 2mg de Abilify pode ser feita com o uso do Abilify líquido que contém 1mg em cada ml de solução.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os principais efeitos colaterais do uso de Abilify comprimidos são agitação, insônia, ansiedade, tremores, tonturas, sonolência, dor de cabeça, visão turva, aumento da frequência cardíaca, azia, vômitos, náuseas, obstipação e cansaço excessivo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O uso de Abilify comprimidos está contraindicado para mulheres a amamentar, crianças com menos de 13 anos e pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou qualquer componente da fórmula do medicamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A substância ativa do Abilify comprimidos, conhecida como aripiprazol, é capaz de se ligar aos receptores de dopamina e de serotonina, regulando os impulsos nervosos que são responsáveis por controlar os movimentos voluntários, assim como produzir sensação de bem-estar e prazer.

Desta forma, o Abilify comprimidos é capaz de controlar e aliviar os sintomas de esquizofrenia ou perturbação bipolar I, cerca de 3 a 5 horas após a ingestão.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Abilify comprimidos é importante informar o médico caso exista gravidez ou o paciente apresente problemas cardíacos, psicose, diabetes mellitus ou intolerância à lactose.

Além disso, durante o tratamento com Abilify comprimidos o paciente deve ser frequentemente acompanhado pelo médico que prescreveu o medicamento pois existe o risco de provocar comportamento suicida, convulsões, aumento de peso ou dificuldade para engolir.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem com Abilify comprimidos acima de 30mg é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com carvão ativado, por exemplo.

Os efeitos colaterais mais frequentes em caso de superdosagem incluem pensamento lento, aumento da pressão arterial, sonolência, aumento da frequência cardíaca, náuseas, vômitos e diarreia.

Existe Abilify comprimidos de 20mg?

O Abilify comprimidos de 20 mg pode ser encontrado em algumas farmácias, no entanto, para atingir esta dose, quando prescrita pelo médico, o paciente pode tomar 2 comprimidos de 10 mg ou 1 comprimido de 15 e 1 comprimido de 5 mg, por exemplo.

Abilify comprimidos engorda?

O Abilify comprimidos pode provocar aumento do apetite e, consequentemente, engordar. No entanto, este efeito apenas é mais frequentes em pacientes com fatores de risco como diabetes, doenças da tireoide ou adenoma na hipófise.

Laboratório

Bristol-Myers Squibb Pharma EEIG

- SAC: 0800 727 6160

Dizeres legais:

Reg. MS - 1.0180.0279 | Farm. Bioq. Resp.: Dr. Osvaldo Orellana Sanchez - CRF-SP nº 8251

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.