Abcalcium B12 Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico-mineral em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas/convalescença, para prevenção do raquitismo (distúrbio envolvendo o enfraquecimento dos ossos).

Como o Abcalcium B12 funciona?


Abcalcium B12 é um suplemento vitamínico-mineral que atua em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas/convalescença e para prevenção do raquitismo.

O uso do medicamento é contraindicado em pessoas portadoras de cálculos renais (pedras nos rins), hipercalciúria (nível elevado de cálcio na urina), hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue) primária e secundária, sarcoidose (doença inflamatória de causa desconhecida) e toxicidade digitálica (intoxicação quando se faz o tratamento com algum medicamento digitálico, exemplo digoxina).

Este medicamento também é contraindicado a pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da formulação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Contém 0,5% de etanol.

Uso oral.

Adultos e crianças acima de 10 anos

Um copo medida (10 mL), 3 vezes ao dia.

Crianças até 10 anos

Um copo medida (10 mL), 2 vezes ao dia.

Lactantes

½ copo medida (5 mL), 2 vezes ao dia.

Este modo de usar poderá ser modificado, de acordo com orientação médica.

Agite bem o produto antes de usá-lo.

Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Abcalcium B12?


Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício quando existem os seguintes problemas médicos

Cálculos renais, outro desequilíbrio eletrolítico, desidratação, diarreia, insuficiência da função cardíaca, insuficiência renal crônica e má absorção intestinal crônica.

Este medicamento contém o corante vermelho Bordeaux, que pode eventualmente, causar reações alérgicas.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Contém 0,5% de etanol.

Interações medicamentosas

Pode reduzir a resposta aos bloqueadores dos canais de cálcio (como por exemplo, os medicamentos contendo os seguintes fármacos nifedipina, nitrendipina e diltiazem).

O íon cálcio interage com vários outros medicamentos, portanto, durante o tratamento, o uso de outros medicamentos só deve ser feito com orientação do seu médico.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

A ocorrência de reações adversas com o uso de Abcalcium B12 é rara.

Eventualmente podem ocorrer

Náuseas, anorexia (sensação diminuída de apetite), constipação intestinal (dificuldade constante ou eventual da evacuação), dor abdominal, secura de boca, sede e poliúria (aumento do volume urinário) que desaparecerão com a simples interrupção do tratamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Idosos

Não existem advertências ou restrições do uso do produto para pacientes idosos.

Gravidez

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Apresentação

Cartucho contendo:

Frasco de vidro âmbar com 200 mL + copo medida.

Concentração:

Ergocalciferol (Vitamina D)

12 UI/mL

Cianocobalamina (Vitamina B12)

1,5 mcg/mL

Cloreto de cálcio

7,5 mg/mL

Fosfato de cálcio tribásico

42,0 mg/mL

Fluoreto de sódio

0,075 mg/mL

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 1 ano.

Composição

Cada mL da suspensão oral contém:

Ergocalciferol

12 UI

Cianocobalamina

1,5 mcg

Cloreto de cálcio (equivalente a 2,71 mg de cálcio)

7,5 mg

Fosfato de cálcio tribásico (equivalente a 16,75 mg de cálcio)

42 mg

Fluoreto de sódio (equivalente a 0,03 mg de flúor)

0,075 mg

Veículo* q.s.p.

1 mL

* Sorbitol 70%, aroma de morango, sacarina sódica, corante vermelho Bordeaux, sacarose, goma xantana, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

Recomenda-se procurar auxílio médico. Na ausência da experiência com superdosagem aguda, é razoável assumir que os procedimentos de lavagem gástrica e tratamento geral de suporte devem ser empregados.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Pode reduzir a resposta aos bloqueadores dos canais de cálcio (como por exemplo, os medicamentos contendo os seguintes fármacos nifedipina, nitrendipina e dieltiazem).

O íon cálcio interage com vários outros medicamentos, portanto, durante o tratamento, o uso de outros medicamentos só deve ser feito com orientação do seu médico. Informe ao seu médico os medicamentos que esteja fazendo uso e aqueles que usou recentemente.

Características Farmacológicas

O cálcio, presente no organismo em quantidade maior que qualquer outro mineral, é eletrólito essencial ao organismo. Desempenha papel importante nas funções normais do coração, músculos, ossos, nervos e coagulação sanguínea. Em indivíduos sadios, sua concentração no plasma é mantida muito próxima de 2,5 mmol/L, 50 a 60% na forma ionizada, até cerca de 10% como complexos difusíveis com ácidos orgânicos e o restante como complexos não difusíveis com proteínas.

Hipercalcemia e hipocalcemia resultam de variações na concentração do cálcio ionizado. O papel da vitamina D é muito importante, sendo a ela atribuída o controle da homeostase, que por sua vez, controla o metabolismo do cálcio, principalmente da mobilização do cálcio ósseo.

Atualmente considera-se sua ação semelhante a dos hormônios. É sintetizada na pele, enviada ao local de ação à distância e tem sua produção regulada por mecanismo de retroalimentação.

A vitamina D regula a absorção do cálcio através do intestino, bem como controla a eliminação de cálcio e fósforo pelos rins.

A vitamina B12 exerce um papel fundamental na maturação das hemácias, função neural, síntese de DNA, síntese de metionina e acetato, além de estar relacionada com a síntese do folato.

O fluoreto de sódio incorpora-se no cristal apatita do osso e dos dentes e o estabiliza.

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspectos físicos

Abcalcium B12 é apresentado em forma de suspensão oral, sendo um líquido viscoso rosado com sabor agradável e odor característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

M.S.: 1.4493.0020.

Farmacêutica Responsável:
Gisele Fuchter Filipi.
CRF/SC 5201.

Airela indústria farmacêutica ltda.
Rodovia SC 440, km 1, nº 500 – Bairro Ilhota/Distrito Industrial.
Pedras Grandes/SC – CEP 88720-000.
CNPJ 01.858.973/0001-29.
Indústria brasileira.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.