Uretrite Icone para edição

A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.

Tipos:

Uretrite pode ser dividida em dois grandes grupos: em uretrites gonocócicas e não gonocócicas. As gonocócicas são causadas pela bactéria Nesseria gonorrheae e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes. Existem casos mais raros como as uretrites traumáticas (sondas, corpo estranho), as uretrites por vírus, uretrites associadas à neoplasia ou ao condiloma intra-uretral e uretrite psicogênica.

Sintomas:

Os principais sinais e sintomas de uretrite são:

Diagnóstico:

Na consulta com um médico, para realizar um diagnóstico exato, ele poderá fazer um exame físico e, em seguida, lhe fazer uma série de questionamentos a respeito de seu histórico clínico.

Quando há dor ao urinar, isso costuma ser sinal de infecção. No entanto, alguns testes podem ser feitos para confirmar o diagnóstico por uretrite. Por exemplo:

Exames de sangue geralmente não são necessários para o diagnóstico de uretrite, mas sim caso o médico considere necessário realiza-los para eliminar possíveis outras causas envolvidas ou não com os sintomas.

Tratamento:

O tratamento para uretrite depende única e exclusivamente da causa exata. No caso de infecção viral, o médico prescreverá medicamentos antivirais e, no caso de infecção bacteriana, o uso de antibióticos será recomendado.

Para garantir que a uretrite não se repetirá e, principalmente, que seu parceiro ou parceira também não desenvolva a infecção, é importante que ele ou ela também realizem os exames, mesmo que não haja sintomas.

Prognóstico:

Durante o tratamento, o paciente diagnosticado com uretrite pode, ainda, fazer uso de analgésicos para aliviar a dor.

Mesmo assim, pessoas com uretrite devem evitar manter relações sexuais – ou então fazer uso irrestrito de preservativos.

Complicações:

Homens com uretrite podem desenvolver infecção da bexiga (cistite), epididimite, infecção dos testículos (orquite) e infecção da próstata (prostatite).

Após uma infecção grave, a uretra pode ficar com cicatriz e, portanto, sofrer um estreitamento (estreitamento da uretra).

Já as mulheres que tiverem a doença podem acabar desenvolvendo as seguintes complicações: cistite, cervicite (uma irritação no colo do útero), além de doença inflamatória pélvica.

Uretrite tem cura?

Com o diagnóstico e tratamento corretos, a uretrite geralmente desaparece sem nenhuma complicação. Contudo, a infecção pode levar a um dano permanente na uretra, como no caso de surgimento de cicatriz nessa região, e outros órgãos urinários tanto nos homens como nas mulheres.

Prevenção:

Algumas causas de uretrite podem ser evitadas por meio de boa higiene pessoal e práticas sexuais seguras.

Universidade de Centro Médico de Maryland

Clínica Mayo

Manual Merk

NHS Choices

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.