Sensibilidade no abdômen Icone para edição

O que é Sensibilidade no abdômen?

Sensibilidade no abdômen é a dor que ocorre quando se pressiona uma área específica da barriga. Frequentemente ela é um sinal de que algo não vai bem com os órgãos internos da região, sendo que a maioria deles significa uma emergência médica.

Os médicos dividem a área do abdômen em quatro quadrantes, que são:


Causas

Sensibilidade no abdômen geralmente é um sinal de inflamação em um ou mais órgãos localizados na mesma área em que a dor está presente. Além disso, a sensibilidade abdominal também pode ser devida a algum órgão estar torcido ou obstruído. Dentre as principais causas do sintoma estão:


Buscando ajuda médica

Como a maioria das causas que podem levar a sensibilidade no abdômen são condições de emergência, é importante procurar ajuda médica quando o sintoma aparecer. Principalmente caso ele seja acompanhado de:


Na consulta médica

No serviço de emergência, o médico responsável vai precisar de algumas informações, então estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:


Diagnóstico de Sensibilidade no abdômen

O diagnóstico e tratamento de sensibilidade no abdômen dependerão da doença que está causando o problema. Alguns dos casos, como a apendicite, precisam de intervenção cirúrgica de emergência.

Healthline

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.