Sensibilidade ao frio Icone para edição

Sensibilidade ao frio é quando a pessoa é extremamente sensível a temperaturas mais frias ou amenas. Ela sente muito mais frio do que o normal quando realmente o clima está gelado e costuma usar casacos mesmo quando a maioria das pessoas estão confortáveis ou com calor.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar sensibilidade ao frio são:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Dependendo desse histórico, respostas às perguntas e condições de saúde concomitantes, o médico pode pedir alguns exames para determinar a causa do problema. Tais como:

Por sensibilidade ao frio não ser uma doença, e sim um sintoma de alguma condição de saúde, que pode ser uma doença, o tratamento dependerá do que está ocasionando o problema.

No caso de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, é importante lembrar que essas condições trazem riscos e consequências graves, devendo ser tratadas imediatamente com um time de profissionais. Inclusive, se necessário, deve-se procurar auxílio psicológico ou psiquiátrico.

A anemia também pode ser uma condição grave se não tratada, uma vez que o corpo fica sem a quantidade de ferro necessária para trabalhar corretamente. Por isso, é importante buscar tratamento médico e seguir as recomendações passadas.

Ministério da Saúde

Clínica Mayo

Healthline

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.