Seborreia Icone para edição

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão principalmente em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, além de afetar couro cabeludo e colo. É uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

Atualmente, a dermatite seborreica acomete cerca 18% da população mundial. Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.

Sintomas:

As características clínicas da dermatite seborreica incluem:

A dermatite seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O dermatologista poderá necessitar de alguns exames clínicos, como:

Tratamento:

Às vezes, a dermatite seborreica vai desaparecer por si só. Pode ser um problema que vai e volta durante a vida ou durar anos. Em todos os casos, é possível amenizar os sintomas. Muitas vezes, os melhores resultados vêm de uma combinação de tratamentos, tanto de medicamentos e estilo de vida. Se a dermatite seborreica não melhorar, ou se a área se tornar dolorosa, com vermelhidão, inchaço e pus, marque uma consulta médica.

Os adultos com dermatite seborreica no couro cabeludo podem usar um xampu anticaspa que contenha algum desses ingredientes:

Já para a dermatite seborreica no rosto e no corpo, podem ser utilizados cremes e pomadas antifúngicas. Além disso, outros tratamentos podem ser usados, como:

Para as crianças com dermatite seborreica, o pediatra pode receitar um xampu que ajuda a lidar com o problema. Um xampu anticaspa normal pode irritar o couro cabeludo de seu bebê. Para suavizar as escamações mais grossas, escove suavemente o couro cabeludo do bebê para ajudar a descascar sem ferir a pele.

Se as escamas não se soltarem facilmente, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e enrole um pano quente e úmido na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho. Depois disso, lave o cabelo como indicado anteriormente. É importante lembrar que os bebês perdem muito calor através do couro cabeludo. Se você usar um pano quente e úmido com o óleo mineral, verifique-o com frequência para não deixar o pano esfriar. O pano frio e úmido pode baixar drasticamente a temperatura do bebê.

SAIBA MAIS: 10 medidas para eliminar a caspa

Prognóstico:

A melhor abordagem para você depende do seu tipo de pele, a gravidade do seu estado e se os seus sintomas afetam o couro cabeludo ou outras áreas de seu corpo. Mas, mesmo que a sua condição desapareça, é provável que vá voltar em algum momento. Fique atento para os sintomas e retome o tratamento da condição quando se repetir.

Durante as crises de dermatite seborreica, você pode adotar alguns hábitos que, juntamente com o isso de xampu e outros medicamentos, ajudam a eliminar as escamas da pele:

É necessário seguir o tratamento correto, o qual irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas. Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como:

Complicações:

Caso a higiene não seja feita corretamente e você coçar a área afetada, pode ser que aconteça uma infecção.

Prevenção:

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e uso de shampoo adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Dermatologia

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.