Sangramento intermenstrual Icone para edição

Sangramento intermenstrual é qualquer sangramento vaginal não relacionado com a menstruação normal. Este tipo de sangramento pode incluir manchas de pequenas quantidades de sangue entre os períodos – que podem exigir o uso constante de absorventes.

A menstruação normal ocorre a cada 21 a 35 dias e marca o início de um novo ciclo reprodutivo. Um período menstrual pode durar apenas alguns dias ou mais de uma semana. O fluxo pode ser pesado ou leve e ainda considerado normal. Ciclos tendem a ser mais longos antes dos 20 anos e depois dos 40 anos, e a intensidade também pode mudar com o passar da idade.

O sangramento vaginal é considerado anormal se ocorrer:

  • Quando você não está esperando o período menstrual
  • Quando o fluxo menstrual é mais leve ou mais pesado do que o esperado
  • Em um momento inesperado, como antes de 9 anos de idade, durante a gravidez ou após a menopausa.

Remédios:

Um sangramento intermestrual pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de sangramentos intermenstruais são:

  • Duphaston

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Fabio Laginha, ginecologista e mastologista, coordenador da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.