Rigidez abdominal Icone para edição

Rigidez abdominal é a dureza do abdômen devido ao endurecimento dos músculos do estômago, que acontece quando alguém toca a região. Esta é uma resposta involuntária para prevenir a dor que essa pressão causaria devido a um problema interno. Normalmente este sintoma é acompanhado de dor abdominal, que é causada por problemas nos órgãos na região do abdômen ou pelve.

Essa rigidez é diferente daquela causada pela presença dos gases ou de quando a pessoa conscientemente contrai os músculos da região. Este sintoma está relacionado a doenças bastante graves e preocupantes, logo, ao apresenta-lo o paciente deve procurar atendimento médico de emergência.

Diagnóstico:

Através do exame físico e da observação dos sintomas o médico provavelmente já desconfiará da causa da rigidez abdominal e dos demais sintomas. Para confirmar o diagnóstico ele pode solicitar os seguintes exames:

Tratamento:

O tratamento dependerá da causa dos sintomas, mas enquanto aguarda os resultados, o médico provavelmente receitará algum medicamento para aliviar a dor e manterá o paciente hidratado através de um soro intravenoso.

Remédios:

A rigidez muscular pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de rigidez muscular são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Ministério da Saúde

Healthline

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.