Resfriado Icone para edição

O resfriado comum é uma infecção viral e benigna do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta.

Essa é uma das doenças mais comuns que existem. Eventualmente, todas as pessoas ficarão resfriadas mais de uma vez na vida.

Resfriado tem cura?

Na maioria dos casos, os sintomas do resfriado passam em uma semana. Se você ficar doente por mais de sete dias, fale com seu médico para excluir a possibilidade de infecção nos seios nasais, alergias ou outro problema médico.

Prevenção:

Estas são algumas maneiras comprovadas de diminuir as chances de ter um resfriado:

As crianças e os adultos devem sempre lavar as mãos depois de limpar o nariz, ou ao chegar em casa, após o trabalho ou frequentar ambientes com outras pessoas, como escolas. Pode também ser usado o álcool gel para desinfetar as mãos.

Fique o mais longe possível da fumaça de cigarro. Ela é responsável por muitos problemas de saúde, inclusive piorar os sintomas dos resfriados.

Os vírus do resfriado, assim como outros não são sensíveis a antibióticos.

Sabe-se que o leite materno protege contra infecções do trato respiratório, mesmo anos após o término do período de amamentação. As crianças que não são amamentadas pegam cinco vezes mais infecções de ouvido.

Os líquidos ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente.

Não dormir o suficiente faz com que você fique mais propenso a doenças.

Revisado por Infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, especialista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Sociedade Brasileira de Infectologia

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.