Próstata aumentada Icone para edição

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen.

Uma próstata aumentada significa que essa glândula cresceu. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.

O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.

Sintomas:

Aumento da glândula da próstata tende a agravar-se gradualmente ao longo do tempo. Sintomas de próstata aumentada incluem:

  • Fluxo urinário fraco
  • Dificuldade para urinar
  • Retenção urinária
  • Interromper o fluxo da urina quando já tiver iniciado
  • Necessidade frequente ou urgente de urinar
  • Aumento da frequência de urinar à noite (noctúria)
  • Necessidade de fazer esforço para urinar
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

O tamanho de sua próstata, por maior que seja, não é um indicativo de que, necessariamente, seus sintomas serão piores. Alguns homens com próstatas ligeiramente aumentadas podem apresentar sintomas significativos, enquanto que outros homens com próstatas muito aumentadas têm sintomas urinários pequenos.

Em alguns homens, os sintomas eventualmente estabilizam e podem até melhorar com o tempo.

Diagnóstico:

Depois de esboçar o histórico médico completo do paciente, o médico realizará o exame retal digital para examinar a próstata. O exame físico muitas vezes basta para fazer o diagnóstico. Os seguintes exames, no entanto, também podem ser realizados:

  • Taxa de fluxo de urina
  • Exame de resíduo urinário para saber quanta urina permanece na bexiga depois de urinar
  • Exames de fluxo de pressão para medir a pressão na bexiga conforme urina
  • Exame de urina para verificar se há presença sangue ou infecção urinária
  • Cultura de urina para verificar se há infecção
  • Exame de de PSA (antígeno prostático específico) para detectar câncer de próstata
  • Cistoscopia.

Além disso, você pode ser questionada a respeito da gravidade dos sintomas e o impacto deles em sua vida diária. A pontuação pode ser comparada com registros anteriores para determinar se a doença está sendo agravada ou não

Tratamento:

A escolha do tratamento se baseia na gravidade dos sintomas, na dimensão do impacto em sua vida diária e na presença de qualquer outra eventual doença. As opções de tratamento abrangem "espera vigilante", mudanças no estilo de vida, medicação e, se necessário, cirurgia.

Se você tiver 60 anos ou mais, terá maior probabilidade de apresentar os sintomas. Entretanto, muitos homens com a próstata aumentada têm somente sintomas brandos. As medidas de autocuidado são geralmente suficientes para fazer você se sentir melhor.

Agora, se você tem próstata aumentada, deve fazer um exame anual para monitorar a progressão de seus sintomas e determinar se são necessárias alterações no tratamento ou não.

Os bloqueadores alfa 1 são um tipo de medicamento usado para tratar a pressão arterial alta. Esses medicamentos relaxam os músculos da próstata e do colo da bexiga, o que facilita na hora de urinar. A maioria das pessoas tratadas com medicamentos bloqueadores alfa 1 percebem melhora dos sintomas.

A finasterida e a dutasterida diminuem os níveis dos hormônios produzidos pela próstata e o tamanho da glândula prostática, aumentam a taxa do fluxo de urina e diminuem os sintomas. O paciente pode levar de três a seis meses para notar uma grande melhora em seus sintomas. Os potenciais efeitos colaterais relacionados ao uso da finasterida e da dutasterida incluem diminuição do desejo sexual e impotência.

Podem ser prescritos antibióticos para tratar a prostatite crônica (inflamação da próstata), que pode eventualmente acompanhar a próstata aumentada.

A cirurgia prostática pode ser recomendável se você tiver:

  • Incontinência urinária
  • Sangue recorrente na urina
  • Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga (retenção urinária)
  • Infecções recorrentes no trato urinário
  • Insuficiência renal
  • Cálculos vesicais.

A escolha de um procedimento cirúrgico específico geralmente se baseia na gravidade dos sintomas, no tamanho e na forma da glândula prostática. Consulte um urologista para saber qual a melhor alternativa de cirurgia para você, se for realmente necessário.

A maioria dos homens submetidos à cirurgia prostática tem melhoras nas taxas de fluxo de urina e nos sintomas.

Prognóstico:

Fazer algumas mudanças no estilo de vida muitas vezes pode ajudar a controlar os sintomas da próstata aumentada e impedir o seu agravamento. Experimente estas medidas:

Não beber nada durante uma ou duas horas antes de dormir ajuda a evitar despertares durante a noite para ir ao banheiro.

Estes podem aumentar a produção de urina, irritar a bexiga e piorar os sintomas.

O médico pode receitar uma dose mais baixa, ou limitar a ingestão para apenas na parte da manhã. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas urinários. Não pare de tomar diuréticos sem primeiro falar com o seu médico.

Estas drogas pressionam músculos ao redor da uretra, que controlam o fluxo de urina, o que torna mais difícil para urinar.

Tente urinar quando você sentir necessidade. Esperar muito tempo para urinar pode esticar o músculo da bexiga e causar danos.

Tente urinar em horários regulares para "treinar" a bexiga. Isso pode ser feito a cada quatro a seis horas durante o dia e pode ser especialmente útil se você tiver vontade de urinar frequentemente.

A inatividade faz com que você retenha urina. Mesmo uma pequena quantidade de exercício pode ajudar a reduzir os problemas urinários causados pelo aumento da próstata.

Temperaturas mais frias pode causar retenção de urina e aumentar a sua urgência para urinar.

Complicações:

Se não for tratada, próstata aumentada pode levar a problemas de saúde mais graves, como:

  • Infecção urinária
  • Formação de cálculo na bexiga
  • Função renal reduzida
  • Retenção urinária aguda
  • Lesões permanentes à bexiga e aos rins.

Próstata aumentada tem cura?

O tratamento para próstata, quando necessário, geralmente é bem sucedido. O tempo de recuperação depende do tipo de tratamento que for utilizado.

Prevenção:

Não há como prevenir o problema da próstata aumentada.

Ministério da Saúde

Manual Merck

Mayo Clinic

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.