Pesadelos Icone para edição

Pesadelo é um sonho perturbador associado com sentimentos ruins, como ansiedade e/ou medo. Os sonhos e pesadelos acontecem durante o período do sono conhecido como REM, um pouco antes da pessoa acordar.

Pesadelos são comuns e, quando são ocasionais, não há com o que se preocupar. Contudo, se são frequentes e atrapalham a qualidade do sono, é necessário investigar essa situação. O diagnóstico de transtorno de pesadelo é feito quando ele gera problemas contínuos para a realização dos afazeres diurnos ou graves desconfortos.

Os pesadelos começam quando a criança tem de três a seis anos e tendem a diminuir depois dos dez anos. Contudo, adolescentes e adultos podem ter pesadelos ao longo da vida.

Prevenção:

Não há uma forma efetiva de controlar os pesadelos, mas algumas atitudes podem ser tomadas como prevenção:

  • Se a pessoa (criança ou adulto) se impressiona mais facilmente, ela não deve ter contato com histórias assustadoras antes de dormir
  • Diminuir a quantidade de cafeína ingerida durante o final da tarde e noite
  • Fazer atividades físicas, pois durante o exercício físico são liberadas endorfinas que contribuem com o sono
  • Não usar grandes quantidades de álcool
  • Não usar drogas ilegais, principalmente as com efeitos alucinógenos.

Caso o paciente tenha passado por eventos traumáticos e os pesadelos surgiram depois disso, procurar a ajuda de um psicólogo ou fazer seções de terapia podem ajudar com o problema dos pesadelos, não importa se faz pouco ou muito tempo que o fato ocorreu. É uma forma de tratamento que vale ser testada para aumentar a qualidade de sono e, por consequência, de vida do paciente.

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mayo Clinic

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.