Pele ressecada Icone para edição

O que é Pele ressecada?

A pele ressecada é bastante comum, normalmente não é um problema sério, e é caracterizada por uma quantidade inapropriada de água na epiderme, a camada mais superficial da pele. Homens e mulheres são igualmente afetados pelo sintoma, mas idosos têm uma tendência muito maior de ter pele ressecada. Isso porque a produção de óleos e lubrificantes naturais tende a diminuir com a idade.

Normalmente as áreas em que a pele fica mais ressecada são as mãos, braços e a parte inferior das pernas. Fatores como umidade do ar, uso de água quente nos banhos, e temperaturas elevadas ou muito frias interferem na hidratação natural da pele.

Causas

A maior parte dos casos de pele ressecada estão ligados ao lugar em que a pessoa vive e a sua rotina, como:


Mas, além destes casos, as seguintes condições de saúde podem ocasionar a pele ressecada:


Fatores de risco

Todas as pessoas podem desenvolver a pele seca em algum momento, mas está mais propenso a este sintoma quem:


Sintomas de Pele ressecada

Apesar da pele seca ser um sintoma ou condição decorrente de outros problemas de saúde ou estilo de vida, ela pode gerar os seguintes sintomas concomitantes:


Buscando ajuda médica

A maioria dos problemas podem ser resolvidos com cuidados caseiros para a pele. Contudo, quando a secura na pele é severa ou crônica pode ser necessário a avaliação do dermatologista para identificar a presença de outros problemas e trata-los, ou para indicar produtos para diminuir o desconforto da pele ressecada de acordo com as suas necessidades. Procure o médico se:


Na consulta médica

O clinico geral pode dar algumas informações sobre a pele ressecada, mas é mais provável que ele indique o acompanhamento de um dermatologista.

Levar algumas informações e perguntas para o médico pode ajudar na realização da consulta, no diagnóstico certeiro e tratamento. O seu médico pode perguntar:


Lembre-se de sempre tirar todas as suas dúvidas com o médico. Levar algumas já anotadas faz com que não esqueça nada que pode ser importante para o seu tratamento, mas não hesite em perguntar caso tenha novas perguntas no momento da consulta. Algumas questões que você pode querer entender melhor são:


Tratamento de Pele ressecada

A maioria dos casos de pele ressecada é possível ser resolvido com cremes hidratantes que contenham ácido láctico e/ou ureia. Agora no caso de problemas mais sérios, como dermatite, psoríase, entre outros, o dermatologista pode indicar cremes especiais e, às vezes, formulas de manipulação.

Prevenção

É possível prevenir a pele ressecada na maioria dos casos evitando sabonetes secos, que irritam a pele, e usando bons hidratantes. Esses hidratantes devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele, local que será aplicado e estilo de vida. Procure sempre cremes com ureia.

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Academia Americana de Dermatologia

Associação Americana de Pele

Clínica Mayo

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.