Osteomielite Icone para edição

Osteomielite é, por definição, um quadro inflamatório que afeta um ou mais ossos, geralmente provocado por infecção bacteriana ou fúngica. A osteomielite pode permanecer localizada ou difundir-se pela corrente sanguínea, comprometendo outras partes do osso e tecidos do corpo.

A osteomielite não tem cura, mas hoje existem diversos tratamentos para a doença.

Sintomas:

Os principais sinais e sintomas de osteomielite incluem:

  • Febre
  • Calafrios
  • Irritabilidade ou letargia (principalmente em crianças pequenas)
  • Dor na área da infecção
  • Inchaço, calor e rubor sobre a área da infecção

Pode acontecer, também, de a osteomielite não causar sintomas ou manifestar sinais difíceis de distinguir, por serem muito similares a outros problemas.

Diagnóstico:

O médico deverá pedir uma combinação de exames, testes e procedimentos para diagnosticar corretamente uma eventual osteomielite e, também, para determinar o que está causando a infecção. Veja alguns exames que você provavelmente terá de fazer se houver suspeita da doença:

  • Exames de sangue, que podem indicar quantidade elevado de glóbulos brancos se o corpo estiver lutando contra uma infecção.
  • Exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem revelar detalhes do osso e uma possível infecção.
  • Biópsia do osso, em que o especialista recolhe amostras do osso e as analisa em laboratório. Esse método também permite ao médico identificar a causa da doença, se confirmado o diagnóstico por osteomielite.

Tratamento:

Se a doença for causada por infecção bacteriana, o tratamento da osteomielite é feito basicamente com antibióticos.

Cirurgia também pode ser necessária para remover o tecido ósseo morto se o paciente tiver uma infecção persistente. Se houver placas de metal em áreas próximas à infecção, elas podem ter que ser retiradas.

No caso da infecção que ocorre após a substituição da articulação, o médico talvez ache necessário realizar uma cirurgia para retirar a articulação e o tecido infectado que circundam a área. Pode ser implantada uma prótese nova na mesma operação. Mais frequentemente, os médicos esperam até que a infecção tenha desaparecido, sem necessidade de tratamento.

Complicações:

Osteomielite pode levar a complicações de saúde mais sérias, como:

  • Osteonecrose, condição também conhecida como “morte do osso”, causada pela ausência de circulação de sangue dentro do osso
  • Artrite séptica
  • Crescimento prejudicado. Em crianças, o local mais comum para a osteomielite é nas áreas mais suaves, chamado placas de crescimento, em uma das extremidades dos ossos longos dos braços e pernas. O crescimento normal pode ser interrompido nos ossos infectados se a osteomielite não for corretamente tratada
  • Câncer de pele

Osteomielite tem cura?

Com o tratamento, o resultado para osteomielite costuma ser bom. No entanto, perspectiva de recuperação é menos otimista para pacientes que têm osteomielite crônica, ou seja, por mais tempo. Em casos como esses, os sintomas vêm e vão por anos, mesmo tendo realizado cirurgia de reparação. Algumas vezes, a amputação pode ser necessária especialmente em pacientes com diabetes ou problemas de circulação do sangue.

Prevenção:

Não existem formas capazes de prevenir osteomielite.

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.