Nódulo na mama Icone para edição

Gustavo Badan, mastologista do Femme Laboratório da Mulher - CRM SP 111294

Um nódulo na mama é um crescimento de tecido que se desenvolve dentro de seu peito. Pode ser descrito como uma massa, um inchaço ou um aumento na espessura do seio.

Um nódulo na mama pode variar na forma e tamanho. Você pode notar:

Encontrar um nódulo na mama pode causar apreensão e ser assustador. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos nódulos da mama não são cancerosos, mas sim benignos.

Apesar disso, um nódulo na mama também pode ser um sinal de câncer, por isso você deve sempre procurar uma avaliação médica diante de todas as protuberâncias ou inchaços que encontrar em seus seios.

O tecido da mama varia de consistência, com a parte superior externa do seio mais firme e as partes internas e inferiores um pouco mais suaves. Os seios podem se tornar mais sensíveis ou irregulares durante a menstruação e tendem a ficar menos densos à medida que envelhecem.

É importante estar familiarizado com a forma como os seus seios normalmente são, facilitando assim perceber qualquer mudança. Você deve relatar quaisquer alterações ou preocupações na consulta médica.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar as causas de nódulo na mama são:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Você também pode precisar fazer alguns exames, tais como:

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.