Mal-estar Icone para edição

O que é Mal-estar?

Mal-estar é uma sensação generalizada de desconforto e incômodo. O termo “mal-estar” é frequentemente usado para descrever um sintoma que não sabemos ao certo do que se trata. Portanto, ele pode ser entendido de acordo com a sua própria definição: ausência de bem-estar.

Causas

A lista de possíveis causas de um mal-estar é vasta. Este sintoma pode estar relacionado a uma série de doenças e condições de saúde dos mais diferentes tipos e origens. Veja os principais exemplos:

A lista de possíveis causas de um mal-estar é vasta. Este sintoma pode estar relacionado a uma série de doenças e condições de saúde dos mais diferentes tipos e origens. Veja os principais exemplos:









Doenças cardiovasculares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças do sangue, como anemia, também podem estar entre as possíveis causas de um mal-estar.

Buscando ajuda médica

O mal-estar é um sintoma que pode ocorrer na maioria dos quadros de saúde significativos, ou seja, que comprometem a qualidade de vida de quem os têm. Dependendo muito da causa, o mal-estar pode se desenvolver rápida ou lentamente e costuma variar de intensidade. Além disso, o mal-estar também pode ser confundido com outros sintomas, como a fadiga.

A princípio, o mal-estar não é um problema com o qual você deva se preocupar. Procure ajuda médica se seu mal-estar persistir por muito tempo, se não houver nada que ajude e, principalmente, se vier acompanhado de outros sintomas.

Na consulta médica

Você provavelmente irá se consultar com um clínico geral para avaliar seu mal estar. O médico ou médica poderá, então, encaminhar você para o especialista mais adequado, a depender do seu conjunto de sintomas.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:


Ministério da Saúde

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.