Linfadenite Icone para edição

Linfadenite é uma infecção dos gânglios linfáticos que pode ser causada por qualquer microorganismo, bactérias, vírus, protozoários, entre outros. A infecção normalmente se propaga até um gânglio linfático a partir da pele, nariz, olhos ou ouvido.

Sintomas:

Na linfadenite os gânglios linfáticos aumentam de volume e doem. Já a pele ao redor dos gânglios fica com uma cor avermelhada e sensação de calor.

Diagnóstico:

O médico irá realizar exames físicos que incluem sentir seus gânglios e procurar sinais de machucados ou infecções. Pode ser necessário realizar uma biopsia para diagnosticar a linfadenite.

Tratamento:

O tratamento da linfadenite irá depender do microorganismo que causou a infecção. Caso seja uma infecção bacteriana normalmente é administrado um antibiótico por via endovenosa ou oral.

Outros medicamentos que podem ser utilizados para tratar a linfadenite são: analgésicos para controlar a dor, anti-inflamatórios e compressas. A cirurgia pode ser necessária para drenar um abcesso.

Complicações:

Algumas complicações que a lifadenite pode causar são:

  • Formação de abscesso
  • Fistular
  • Celulite
  • Sepse.

Linfadenite tem cura?

O tratamento correto geralmente proporciona a recuperação completa. O inchaço pode demorar semanas e até meses para desaparecer.

Prevenção:

Tenha hábitos de vida saudáveis que inclua uma alimentação equilibrada, peso correto, atividade física regular, lidar bem com estresse e em casos de picadas de inseto, pequenos ferimentos na pele ou frieira, mantenha o local limpo e procure usar um medicamento de uso local pois estes pequenos ferimentos podem servir de entrada para bactérias e desencadear uma linfadenite.

Manual Merck - livros de referência médica produzidos pela empresa farmacêutica Merck & Co., que cobrem uma ampla gama de temas médicos, incluindo doenças, testes, diagnósticos e medicamentos.

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.