Hérnia de hiato Icone para edição

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

Sintomas:

As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma. Já as grandes podem causar uma série deles. Veja:

Na verdade, a hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.

Diagnóstico:

A hérnia de hiato é frequentemente descoberta durante um exame de rotina ou procedimento para determinar a causa da azia ou de dor no peito ou dor abdominal. Tais testes ou procedimentos incluem:

Tratamento:

Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Em alguns casos, a cirurgia talvez seja necessária. A cirurgia é geralmente reservada para situações de emergência e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. Cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

Prognóstico:

Algumas medidas secundárias podem ajudar a reduzir os sintomas da hérnia de hiato, como:

Se essas medidas não funcionarem para controlar os sintomas da hérnia de hiato ou se surgirem complicações, talvez seja realmente necessário realizar um reparo cirúrgico da hérnia.

Complicações:

Hérnia de hiato não tratada pode levar a complicações graves de saúde, como:

Hérnia de hiato tem cura?

A maioria dos sintomas da hérnia de hiato é aliviada com tratamento e o problema costuma ser sempre resolvido sem maiores dificuldades. Se a terapia medicamentosa não resolve de imediata, a reparação cirúrgica também costuma ser bem sucedida.

Prevenção:

O controle de alguns fatores de risco podem evitar hérnia de hiato, como manter um peso saudável e evitar a obesidade, não fumar e não beber álcool excessivamente.

Clínica Mayo

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.