Hepatomegalia Icone para edição

A hepatomegalia ocorre quando o fígado incha para além do tamanho normal. Esse aumento do fígado normalmente é um sinal de doenças subjacentes, como hepatite. Dependendo da causa, aumento do fígado pode levar à insuficiência hepática.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele. O fígado exerce mais de 200 funções em nosso organismo, sendo as principais o auxílio na digestão de alimentos, produção de bile (substância que atua na digestão de gorduras), a síntese de colesterol e a metabolização dos elementos nocivos de alguns alimentos, como bebidas alcoólicas, café e gorduras.

A hepatomegalia é um sintoma grave, que pede investigação médica. Ela pode causar:

  • Icterícia (amarelamento da pele e dos olhos causada pela obstrução da bile)
  • Fadiga
  • Prurido
  • Náusea
  • Vômitos
  • Dor abdominal, que pode ser descrita como um peso no quadrante superior direito do abdômen
  • Inchaço dos pés e pernas
  • Pele que fica arroxeada facilmente
  • Vômito com sangue
  • Fezes escuras ou com sangue
  • Falta de ar (associado com insuficiência cardíaca congestiva e pericardite)
  • Perda de peso

Hepatomegalia tem cura?

Sem tratamento, a hepatomegalia pode levar à insuficiência hepática. O tratamento para um aumento do fígado depende da causa. Por exemplo, se o excesso de álcool é a fonte do problema, é essencial interromper a ingestão de bebida. Ou, se você tem uma doença subjacente, medicação ou outros tipos de tratamento pode ajudar.

Prevenção:

É importante para a saúde do fígado ter uma deita cheia de frutas, vegetais e grãos integrais. Deve-se também evitar o consumo excessivo de gorduras, principalmente aquelas de origem animal.

Se você ainda não tem problemas no fígado, a recomendação é beber apenas uma dose de álcool por dia para mulheres e duas para homens. Se você já possui alguma doença hepática, a médica ou médico pode recomendar interromper o consumo por completo.

Siga as instruções quando tomar medicamentos, vitaminas ou suplementos. Limite-se às doses recomendadas ao tomar vitaminas, suplementos e medicamentos com ou sem prescrição.

Use produtos de limpeza em aerossol, inseticidas e outros produtos químicos tóxicos somente em áreas bem ventiladas. Além disso, usar luvas, mangas compridas e uma máscara.

Se o seu peso é saudável, trabalhe para mantê-lo. Se você precisa perder peso, diminua a quantidade de calorias que você come todos os dias e aumente a quantidade de exercício diário.

Se você fuma, pare. Pergunte ao seu médico sobre estratégias para ajudá-lo a sair. Se você não fuma, não comece.

Converse com o médico ou médica sobre os riscos e benefícios dos suplementos de ervas antes de iniciar qualquer uso. Alguns tratamentos de medicina alternativa podem ser prejudiciais para o fígado.

American Liver Foundation

Mayo Clinic

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.