Gengivite Icone para edição

Gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada, mas que, se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves.

Sintomas:

A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas.

Na gengivite, a gengiva as vezes não dói, então uma pessoa pode tê-la e nem saber disso. Veja outros sintomas típicos desta inflamação:

Diagnóstico:

O diagnóstico de gengivite se dá por meio da descrição dos sintomas do paciente e da avaliação bucal, em que o profissional examina dente, gengivas, língua e as paredes internas da boca. O dentista procurará por acúmulo de placa e depósitos de tártaro no dente e, em seguida, avaliará a situação das gengivas.

Se não estiverem claras as causas da gengivite, o dentista poderá pedir exames específicos que ajudem no diagnóstico.

Feito o diagnóstico de gengivite, existem algumas perguntas que você pode fazer ao dentista. Veja alguns exemplos:

Tratamento:

O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave. Dentistas afirmam que o tratamento ideal é uma união de forças entre profissionais da saúde e cuidados do paciente, que, juntos, conseguem acabar com os sintomas da gengivite.

No consultório médico, o dentista deverá seguir o seguinte procedimento:

O procedimento de limpeza de dentes é conhecido como profilaxia. Nele, o dentista remove toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente.

O tratamento geralmente é eficaz e o problema da gengivite, se tratado no início, pode ser resolvido no próprio consultório médico. No entanto, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene bocal em casa para evitar que a inflamação retorne. O dentista poderá orientá-lo a como realizar a higiene apropriada.

Prognóstico:

Algumas medidas podem ajudar a amenizar os sintomas e os incômodos causados pela gengivite, confira:

É importante manter sempre uma boa higiene bucal para que a gengivite não reapareça.

Complicações:

Gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva, que, se não tratada, pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes da boca. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, em que o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são muito danificados, e a periodontite avançada, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido. Isso faz com que os dentes migrem ou se tornem móveis, o que afeta a mordida e pode acarretar na queda dos dentes também.

Além disso, doenças periodontais podem afetar a saúde do corpo como um todo também, elevando o risco de problemas como infarto, AVC, doenças pulmonares e até problemas na gravidez, fazendo com que o bebê nasça prematuramente ou abaixo do peso normal.

Prevenção:

A melhor forma de se prevenir a gengivite é mantendo uma boa higiene bucal, ou seja, com escovação completa de todos os dentes, língua, gengivas, paredes internas e céu da boca e, em seguida, com uso de fio dental e enxaguante bucal para eliminar as bactérias que possam ter escapado do alcance da escova de dente.

Os dentistas recomendam a escovação após todas as refeições, com o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência na última escovação.

Marque uma consulta com seu dentista periodicamente, de preferência uma vez a cada seis meses ou um ano. Se você estiver dentro de grupos considerados de risco, em que as chances de desenvolver gengivite são maiores, as visitas ao dentista deverão ocorrer com mais frequência. Consulte seu dentista para definir a melhor forma de prevenção e higiene bucal para sua boca.

Ministério da Saúde

Clínica Mayo

NHS Choices

Manual Merck

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.