Fotofobia Icone para edição

Fotofobia ou sensibilidade à luz é uma condição em que a pessoa não consegue olhar diretamente para luz ou ficar em ambientes claros, pois os olhos são agredidos. É um sintoma comum que está associado a várias condições diferentes, desde pequenas irritações até emergências médicas graves.

Os casos leves podem fazer o paciente olhar para baixo ou cerrar os olhos em uma sala bem iluminada. Em casos mais graves, essa condição provoca dor considerável quando os olhos estão expostos a quase qualquer tipo de luz.

Cuidados

O melhor tratamento para fotofobia é descobrir o que está por trás do sintoma. Uma vez que se sabe a causa, o tratamento fará com que o sintoma desapareça na maioria dos casos.

Se você está ingerindo medicamentos que causam sensibilidade, converse com o médico ou médica e busque alternativas ao medicamento ou formas de controlar o sintoma.

Se você é naturalmente mais sensível à luz, tente evitar lugares muito iluminados e use óculos de sol com proteção contra os raios UV sempre que possível.

A manutenção das lentes de contato também é essencial para evitar a fotofobia. Faça a higiene adequada das lentes todos os dias e evite usá-las durante muitas horas seguidas.

Revisado pelo: Dr. Linus P. Fascina, Superintendente Médico Hospitalar do Sepaco

American Optometric Association

American Academy of Ophthalmology

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.