Espirro Icone para edição

Espirro é quando as vias respiratórias expulsam, de forma involuntária, qualquer substância estranha, como vírus, pólen, poeira, ácaros, entre outros. Isso porque é trabalho do nariz limpar o ar que é inalado, fazendo com que a maior parte das sujeiras ou partículas de bactérias fiquem presas no muco, que será posteriormente digerido no estômago. Com isso o corpo neutraliza a maioria dos invasores e potenciais causadores de doenças. Contudo, em algumas vezes, essas partículas irritam o nariz ou a garganta, e então ocorre o espirro.

Ele acontece porque o nervo trigêmeo, que é o responsável pelo controle motor da face, identifica a irritação e envia um sinal ao cérebro. Com isso, os músculos das costas e abdômen se contraem fazendo com que aconteça uma violenta saída de ar, que pode chegar a 160 km/h. Juntamente com o ar e o muco, o espirro libera também diversos microrganismos responsáveis pela transmissão de várias doenças, como a gripe comum.

Prevenção:

Medidas como manter os ambientes em que passa boa parte do seu tempo, como o local de trabalho, os cômodos da casa e principalmente o quarto (incluindo as roupas de cama) limpos, pode ajudar a prevenir os espirros causados por poeira ou ácaros. Assim como as pás dos ventiladores e os filtros dos ar condicionados que também devem ser limpos ou trocados com frequência.

No caso de reações alérgicas, pode ser necessário evitar o que está causando o problema ou o uso de remédios específicos.

Para prevenir gripes e resfriados é importante lavar sempre as mãos, evitar aglomerações de pessoas – principalmente se não tiver ventilação no local - beber bastante líquidos e dormir horas o suficiente para que o sistema imunológico funcione de forma correta. O uso de álcool em gel também pode ajudar, mas não substitui o hábito de lavar as mãos.

Ministério da Saúde

Healthline

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.