Escoliose Icone para edição

A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada "giba".

Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente estes três:

Cada um dos tipos se comporta de uma maneira diferente em termos de evolução.

Escoliose tem cura?

O resultado do tratamento para escoliose depende da causa, da localização e da gravidade da curvatura. Quanto maior for a curva, maior será a chance de ela piorar após cessar a fase de crescimento.

Quanto maior for a curva inicial da coluna vertebral, maior será a chance de que a escoliose se agrave após a conclusão da fase de crescimento. A escoliose grave (curvas na coluna vertebral maiores do que 100°) pode causar problemas respiratórios.

Os casos de escoliose que não possuem gravidade e que são tratados apenas com o uso de órteses costumam ser resolvidos satisfatoriamente. As pessoas com esse quadro não são suscetíveis a problemas em longo prazo, exceto uma taxa elevada de dor na coluna lombar quando envelhecem. As pessoas com escoliose idiopática corrigida cirurgicamente recuperam-se bem e podem levar uma vida ativa e saudável.

Os pacientes com escoliose neuromuscular que sofrem de um outro distúrbio grave, como paralisia cerebral ou distrofia muscular, costumam ter tratamento diferenciado. Geralmente, a meta da cirurgia para esses casos é simplesmente permitir que a criança se sente corretamente na cadeira de rodas.

Os bebês com escoliose congênita têm uma grande variedade de defeitos de nascença subjacentes. Essa doença tem um manejo difícil e muitas operações costumam ser feitas.

Prevenção:

Exames de prevenção ou de detecção precoce de escoliose podem prevenir complicações e a progressão da doença. Basta estar atento ao exame clinico da criança no sentido de avaliar possíveis deformidades.

Revisado por Dr. Djalma Pereira Mota, ortopedista e cirurgião de coluna (CRM-SP 44.457)

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Instituto de Patologia da Coluna

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.