Eructação Icone para edição

A eructação, mais comumente chamada de arroto, é o ato de expulsar o ar do estômago através da boca. Ocorre geralmente quando o estômago se distende (expande) devido a ingestão de muito ar e para reduzir esta distensão a eructação acontece.

Diagnóstico:

Certifique-se de mencionar quaisquer outros sintomas que você tem, mesmo se você não acha que eles são relevantes. Isso vai ajudar o médico a construir uma imagem completa do problema, o que irá ajudá-lo a encontrar o diagnóstico mais provável.

O médico pode examiná-lo fisicamente e pedir mais exames, como raios-X abdominais ou estudos de esvaziamento gástrico. Outras opções incluem ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom, testes de má digestão e de hidrogênio/ metano. Eles darão o seu médico uma visão clara do seu sistema digestivo, o que irá permitir melhor ele ou ela para fazer um diagnóstico.

Tratamento:

Eructação normal não necessita de qualquer tratamento. No entanto, se arrotos se tornam excessivos é aconselhável entrar em contato com um profissional médico para explorar possíveis condições que podem causar o problema. O tratamento dependerá da causa.

Se você está arrotando excessivamente ou se seu estômago está distendido e você não consegue expulsar o ar, deitar de lado geralmente ajuda. Ficar em uma posição de joelhos encostados no peito também pode ser útil. Mantenha a posição até passar.

Evite comer e beber rapidamente, bebidas gaseificadas e mascar chicletes se você estiver enfrentando arrotos excessivos.

Complicações:

Arrotos normais não tem consequências graves. No entanto, se a eructação tornou-se mais frequente, devido a um problema do sistema digestivo, é possível que os sintomas piorem caso não haja tratamento. Você também pode começar a sofrer de outros sintomas até que o problema seja diagnosticado e tratado.

Prevenção:

O arroto é uma ação natural, mas pode ser controlada, evitando os itens que são mais propensos a fazê-lo arrotar. Se você quiser evitar arrotos, você deve:

  • Sentar-se e comer cada refeição lentamente
  • Evite mascar chiclete ou chupar balas duras
  • Evite bebidas gaseificadas e álcool
  • Parar de consumir todos os alimentos ou bebidas que fazem o arroto mais frequentes
  • Tome suplementos probióticos para ajudar na digestão
  • Evite situações indutoras de ansiedade que podem causar hiperventilação.

Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.