Dormência e formigamento Icone para edição

O que é Dormência e formigamento?

Dormência e formigamento são sensações anormais que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas muitas vezes são sentidas nos dedos, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas.

A dormência é geralmente descrita como a perda de sensibilidade de alguma parte do corpo, sintoma que costuma vir acompanhado de outros, a exemplo do formigamento.

Causas

Existem muitas causas possíveis que podem levar a sintomas de dormência e formigamento:


Outras doenças, incluindo:


Especialistas respondem:

Dormência nas mãos é sinal de colesterol alto?

O que pode causar formigamentos nos braços?

Problemas de coluna podem causar formigamentos?

Dormência nos dedos ao dirigir é sinal de tendinite?

Dormência na face pode ser sintoma de disfunções de ATM e bruxismo?

Angústia pode causar sensação de formigamento?

Buscando ajuda médica

Dormência e formigamento podem ter uma série de possíveis causas. A maioria é inofensiva, mas algumas podem ser fatais. Por isso, é necessário procurar ajuda médica em algumas situações, especialmente essas:


Procure um médico, também, se:


Na consulta médica

Anote todos os seus sintomas e descreva-os ao médico, dando especial atenção às partes do corpo em que você sente dormência e formigamento.

Tire todas as suas dúvidas e responda correta e objetivamente às perguntas que o médico poderá lhe fazer. Veja exemplos:


Diagnóstico de Dormência e formigamento

Para realizar o diagnóstico, o médico primeiramente fará um exame físico completo para identificar locais de formigamento e de dormência. Em seguida, fará perguntas sobre o histórico médico do paciente.

Depois, solicitará alguns exames de sangue, como um hemograma completo e outros para medição do nível de vitaminas, eletrólitos, metais pesados e, também, para verificar o funcionamento da tireoide.

Ele também poderá pedir para o paciente realizar alguns exames de imagem, que podem ser:


Outros exames que podem ser realizados incluem:


Cuidados

Como a dormência pode causar uma diminuição da sensibilidade, você pode ter mais chances de lesionar acidentalmente uma mão ou um pé dormente. Tome cuidado para proteger a área contra cortes, golpes, hematomas, queimaduras ou outras lesões.

Especialista responde: como aliviar o formigamento das mãos?

Medicamentos para Dormência e formigamento

Dormência e formigamento podem ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Ministério da Saúde

Manual Merck

Mayo Clinic

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.