Dor nos testículos Icone para edição

A dor nos testículos é o desconforto em um ou ambos os testículos. Ela pode se situar apenas no testículo ou propagar-se para outras regiões (baixo abdômen, raiz da coxa e para a região lombar). Pode ser uma dor aguda, repentina ou crônica, que se arrasta por vários dias.

Cuidados

Algumas causas de dor nos testículos como a torção testicular, podem levar à perda do órgão ou a infertilidade se não forem tratadas imediatamente. No caso da torção, tratamento iniciado após seis horas do início do processo estão associados à perda da função testicular. As infecções também devem ser examinadas e tratadas rapidamente e estão associadas a graus variáveis de infertilidade. Se a infecção for causada por bactéria, o médico receitará um antibiótico.

Para causas não urgentes de dor nos testículos, como pequenas lesões e acúmulo de líquido, as seguintes medidas caseiras podem ser tomadas para reduzir o desconforto e o inchaço:

Remédios:

Uma dor nos testículos pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos testículos são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Sociedade Brasileira de Urologia

Mayo Clinic

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.