Dor nos olhos Icone para edição

A dor nos olhos é uma sensação dolorosa na região dos olhos, seja apenas na superfície, no interior das estruturas internas do globo ocular ou, ainda, na região que circunda os olhos. A dor nos olhos pode ser descrita de diversas formas.

Sintomas:

A dor nos olhos é, por si só, um sintoma. Pode ser descrito como uma dor latejante, aguda, como uma coceira ou sensação de ardor dentro dos olhos ou ao redor deles.

A dor nos olhos pode ser causada por um motivo insignificante e que muitas vezes não exige tratamento, mas também pode indicar um problema de saúde mais grave.

Diagnóstico:

Seu médico realizará um exame físico, pelo qual ele poderá verificar a visão, movimento dos olhos e a parte posterior dos olhos. Em seguida, ele esboçará um rápido histórico médico do paciente e solicitará os seguintes exames:

Tratamento:

O tratamento para dor nos olhos depende muito da causa subjacente. Ele pode ser simples, por meio do uso de colírios e compressas, mas também pode ser mais complexo, a exemplo de tratamentos ou cirurgia para glaucoma, por exemplo.

Converse com seu médico sobre o tipo de tratamento mais indicado para o seu caso.

Prognóstico:

Algumas medidas caseiras podem ser tomadas para ajudar no tratamento e na recuperação. Veja:

Complicações:

Dor nos olhos pode ser causada por um problema simples, como cansaço ou uso incorreto de lentes de contato. Mas se houver uma causa subjacente grave envolvida, você deve conversar com um oftalmologista para que ele lhe oriente sobre o melhor tipo de tratamento disponível para seu caso. Dor no olhos causada por problemas de saúde mais graves e não tratada pode levar a complicações específicas à causa subjacente.

Prevenção:

Os métodos preventivos para dor nos olhos dependem única e exclusivamente da causa subjacente à dor. Há casos em que pode-se prevenir a dor evitando-se usar lentes de contato, por exemplo, assim como também há casos em que não há como prevenir, principalmente se a dor nos olhos for um sintoma de um problema de saúde mais grave.

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.