Dor no lado direito da barriga Icone para edição

Dor no lado direito da barriga é um tipo de dor abdominal que pode ser sintoma de diversas condições de saúde, das mais simples como gases até as que envolvem um tratamento cirúrgico de emergência, como a apendicite.

Este é um tipo de dor que não aponta para um único órgão, podendo atingir uma grande variedade de locais dentro do abdômen. Além disso, pode ser que o problema seja em uma região da barriga e irradie para o lado direito, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local.

Por estas razões, o diagnóstico correto do problema pode ser um desafio até para os médicos, então é importante que a pessoa não tente se autodiagnosticar, e sim procure atendimento para identificar a causa do problema - principalmente se apresentar febre, vômito ou fezes com sangue, dificuldade para respirar ou vômitos persistentes associados à dor no lado direito da barriga.

Diagnóstico:

O diagnóstico da dor no lado direito da barriga dependerá dos demais sintomas que a pessoa está sentindo, do seu histórico clínico - ou seja, outras doenças que tem ou teve - e do resultado dos exames solicitados.

O médico pode solicitar exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes e exames de imagem como raios-x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor.

Tratamento:

O tratamento da dor no lado direito da barriga vai depender da causa e gravidade do problema.

Se a causa for uma apendicite, por exemplo, será necessária uma cirurgia para a remoção do órgão. Já no caso de uma diverticulite, o tratamento pode ser através de medicamentos e alterações na dieta ou até uma cirurgia.

Se a causa for gastrite ou pneumonia, normalmente é possível fazer o tratamento em casa com o uso de medicamentos, mas caso já estejam em estado avançado ou o paciente tenha outras condições de saúde que demandam cuidados (como o HIV), pode ser necessária a internação hospitalar.

No caso dos cânceres, também dependerá de diversos fatores como a idade do paciente, localização e gravidade da extensão dos tumores, histórico clínico da pessoa, entre outros fatores.

Mayo Clinic

WebMD

Ministério da Saúde

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.