Dor no joelho Icone para edição

Dor no joelho é uma queixa comum que afeta pessoas de todas as idades. Dor no joelho pode ser o resultado de uma lesão, como um ligamento rompido ou cartilagem rompida, ou de outros problemas de saúde, como artrite.

Sintomas:

A dor no joelho é, por si só, um sintoma – mas não é o único. A localização e a intensidade da dor no joelho podem variar, dependendo da causa do problema. Sinais e sintomas que às vezes acompanham a dor do joelho incluem:

Diagnóstico:

Para tratar a dor no joelho, é preciso, primeiramente conhecer a causa subjacente responsável por ela. Os seguintes exames podem ser realizados para realizar o diagnóstico:

Tratamento:

O tratamento para a dor no joelho depende muito da causa subjacente. Após o diagnóstico, converse com seu médico sobre a melhor forma de tratamento.

Poderá ser necessário procurar um fisioterapeuta, que ensinarão o paciente a realizar alongamentos corretos, e também um ortopedista. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para fazer eventuais correções.

Seu médico poderá prescrever anti-inflamatórios mais fortes do que os disponíveis sem receita médica. Caso não ajudem, seu médico poderá injetar um esteroide no joelho para reduzir a dor e a inflamação.

Prognóstico:

Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na recuperação. Para dor no joelho que acabou de começar, você pode adotar as seguintes medidas:

Para dores no joelho associadas ao uso excessivo ou atividade física:

Complicações:

Nem toda dor no joelho é grave. Mas algumas lesões no joelho e algumas condições médicas, como osteoartrite, podem levar ao aumento da dor e também a lesões maiores e mais graves. Fique atento, pois ter uma lesão no joelho, por menor que ela seja, facilita a ocorrência de outra no futuro.

Dor no joelho tem cura?

A recuperação de lesões no ligamento e no menisco são lentas. Talvez o paciente tenha de usar muletas e realizar fisioterapia por um certo tempo.

Prevenção:

Algumas medidas preventivas podem ajudar a evitar eventuais dores no joelho, principalmente aquelas causadas por atividade física incorreta.

Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.