Disúria Icone para edição

Disúria é um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor, ou desconforto ao urinar. É uma queixa frequente responsável por um percentual significativo de consultas ao médico. Ocorre mais comumente em mulheres, especialmente em mulheres jovens e em pessoas que são sexualmente ativas. Na maioria das vezes, a disúria é causada por uma infecção urinária simples, mas uma avaliação médica completa é necessária para o diagnóstico correto.

Diagnóstico:

Para o diagnóstico da causa da disúria, o médico primeiramente vai checar a sua história perguntando sobre sua saúde geral e episódios anteriores de disúria. Informações sobre a frequência de micção e história sexual e social fazem parte da investigação. O exame físico pode incluir avaliação do abdômen, dos órgãos genitais externos e exame ginecológico para as mulheres.

Em termos de exames laboratoriais, o exame de urina associado à urinocultura é fundamental para o diagnóstico de infecção bacteriana. Caso haja suspeita de outras patologias, a ultrassonografia renal e de vias urinárias podem ser necessárias. Demais exames estão condicionados às informações obtidas na história clínica.

Prevenção:

Algumas medidas de prevenção são importantes. Beber muitos líquidos, urinar na hora de dormir e após a relação sexual, não prender a urina por uma quantidade excessiva de tempo, ter uma boa higiene podem diminuir as chances de desenvolver uma infecção do trato urinário. Evite qualquer produto irritante na parte externa dos órgãos genitais em caso de disúria. É importante reforçar que estas são apenas dicas úteis, mas não garantem necessariamente a prevenção do quadro.

Cuidados

As principais medidas que podem ser adotadas até avaliação médica especializada incluem uso de analgésicos e aumentar hidratação.

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.