Dificuldade para respirar Icone para edição

O que é Dificuldade para respirar?

Dificuldade para respirar envolve uma sensação de sufocamento e angústia por não conseguir cumprir um dos movimentos involuntários do corpo e que é essencial para a vida: a respiração.

Esse sintoma costuma variar muito de intensidade. Ele pode ser somente um desconforto, que pode passar com o tempo, como pode também ser a interrupção total da respiração, podendo levar a problemas gravíssimos de saúde.

Esse sintoma costuma variar muito de intensidade. Ele pode ser somente um desconforto, que pode passar com o tempo, como pode também ser a interrupção total da respiração, podendo levar a problemas gravíssimos de saúde.

Causas

A falta de ar pode ter muitas causas diferentes:


Os problemas a seguir podem causar dificuldade para respirar:





Buscando ajuda médica

Dificuldade para respirar nunca é algo simples, uma vez que a respiração é essencial para nos mantermos vivos. Se você tiver dificuldade para respirar frequentemente, procure um médico e descreva a ele exatamente todos os seus sintomas e com que frequência você sente dificuldade na respiração.

Nem sempre esse é um problema grave. No entanto, a consulta com um especialista é importante para poder diagnosticar eventuais causas subjacentes e, se necessário, trata-la de imediato.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar dificuldade para respirar estão:


Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:


Medicamentos para Dificuldade para respirar

A dificuldade para respirar pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de dificuldade para respirar são:


Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Ministério da Saúde

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.