Dermatite de contato Icone para edição

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente; ou após algum tempo de contato. O fato de ser agudo ou crônico se dá pelo tempo de duração da doença: mais de seis semanas é agudo e menos de seis semanas, crônico. Se um primeiro contato já der lesão é a dermatite de contato por irritante primário; quando precisa de mais de uma exposição, é chamado dermatite de contato alérgica.

Algumas causas comuns de dermatite de contato são sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, bijuterias ou até mesmo plantas. Algumas ocupações que envolvem exposição a substâncias químicas podem desencadear dermatite de contato.

O tratamento da dermatite de contato bem sucedido consiste basicamente em identificar o que está causando a reação. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

Prevenção:

Prevenir a dermatite de contato significa evitar o contato com substâncias que desencadeiam uma reação. Estratégias gerais de prevenção incluem:

(1) Sociedade Brasileira de Dermatologia

(2) Mayo Clinic

(3) Dra. Kaliandra Cainelli, dermatologista, CRM 5280153-4

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.